O Uso de aplicativos para auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista

Authors

  • Maíra Carla Moreira Aragão
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Lívia da Conceição Costa Zaqueu

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46088

Keywords:

Dispositivos móveis., Aplicativos., Transtorno do espectro autista

Abstract

O presente artigo visa mostrar as ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas a favor de crianças com Transtorno do Espectro Autista como facilitadoras no desenvolvimento de diversas habilidades. A pesquisa de cunho bibliográfico, analisou quatro aplicativos disponíveis no mercado tecnológico destacando o funcionamento, os objetivos, as possibilidades e sua disponibilidade. Ao final da pesquisa,realizamos um quadro comparativo dos aplicativos evidenciando as características distintas e diferentes entre eles. Concluímos que o aplicativo ABC Autismo possui maior abrangência comercial possuindo mais de cem mil downloads e apresenta-se em diferentes versões: inglês, português e espanhol. O aplicativo AUTApp, contempla melhor as necessidades específicas relacionada às emoções. O aplicativo TEO, diferencia-se por apresentar além das habilidades básicas, atividades de desenvolvimento cognitivo. O aplicativo As Descobertas de Albert, possui menor capacidade memorial e, é o único que pode ser encontrado em Android e IOS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maíra Carla Moreira Aragão

Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Inclusão Escolar. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Ensino da Gestão Básica pela Universidade Federal do Maranhão.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2011), Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto (2007), Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA (2002) e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão (2016).

Lívia da Conceição Costa Zaqueu

Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Candido Mendes, Especialista em Intervenção Precoce pela Universidade de

References

BRASIL, Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm> Acesso em: 23/04/2018.

CUNHA, E. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

FARIAS, E. B. ; SILVA, L. W. C. ; CUNHA, M. X. C. . ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2014, Londrina - PR. Anais do 10o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2014. Disponível em <http://goo.gl/5swXXf>, acesso em 20 Mar 2018.

FARIAS, E. B.; CUNHA, M. X. C. ; SOUZA, J. W. S. ABC Autismo? Um a Aplicação Mobile para Auxiliar no Processo Alfabetizador de Crianças com Autismo. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015), 2015.

FERNANDES, F. G.; OLIVEIRA, L. C. de; RODRIGUES, Mylene Lemos; VITA, Stéfano Schwenck Borges Vale. (2014).

GOMES, C. Smartphones e Tablets: ferramentas para expandir a sala de aula. Curitiba: Appris, 2016.

LOPES, M. T. V. Inclusão das crianças autistas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade de Lisboa. Orientador: Nuno Mateus. Lisboa, 2011. 193 f.

Manual diagnóstico e estatístico de transtorno: DSM-5 / [American Psychiatnc Association, traduç . Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... [et al.]. - . e . Porto Alegre: Artmed, 2014. xliv, 948 p.; 25 cm.

MELLO, C. M. C.; SGANZERLA, Maria Adelina Raupp. Proposta de aplicativo Android para auxiliar no desenvolvimento matemático de pessoas com autismo. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.

ORRÙ, S. E. Aprendizes com autismo: aprendizagem por eixo de interesses em espaços não excludentes. Petrópoles, RJ: Vozes, 2016.

ORRÚ, S. E. Austimo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

RIVIÈRE, A. Modificacion de Conducta em el Autismo Infantil. Revista Espanõla de Pedagogia, v. XLII, p. 164-5, 1984.

RODRIGUES, C. Universidade Trocam Livros por Tablets em Cursos a Distancia. Disponível em: <https://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2012/05/02/universidades-trocam-livros-por-tablets-em-cursos-a-distancia/> Acesso em 21 março 2018.

ROMERO, P. O aluno autista: avaliação, inclusão e mediação. Prefácio de Eugênio Cunha. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.

SILVA, F. da S. ALMEIDA, A. L. de. Atendimento educacional especializado para alunos com autismo: desafios e possibilidades. Intl. J. ofKnowl. Eng., Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 62 – 88, 2012.

Published

2019-05-07

How to Cite

ARAGÃO, M. C. M.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; ZAQUEU, L. da C. C. O Uso de aplicativos para auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 43–57, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46088. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46088. Acesso em: 22 nov. 2024.