O nivelamento linguístico no IsF: entre o desejo e o impedimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.3.81-93Keywords:
Nivelamento Linguístico; Enunciação; Sinalidade.Abstract
O objetivo do texto é discutir critérios que justifiquem o impedimento de que o aluno do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) possa se matricular em cursos destinados a níveis de proficiência anteriores ao de sua classificação. Tal discussão inscreve-se no grupo de pesquisa GEPADLE/UFTM e também na experiência de coordenação do Nucli/UFTM. Tanto a pesquisa quanto a experiência nos levam à reflexão sobre os conceitos de: 1) nivelamento linguístico, conforme as descrições do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); 2) pré-requisitos, disciplinas que dispõem a aprendizagem de língua estrangeira (LE) de forma sequencial. Identificamos o primeiro conceito como uma descrição de atividades linguísticas que permitem que o aprendiz de uma LE seja capaz de realizar enunciados concretos na língua aprendida. Por outro lado, o segundo conceito se detém no conhecimento formal de estruturas da LE, calcado em um saber sobre vocabulário e gramática. Identificamos que esta diferença pode aproximá-los aos conceitos bakhtinianos de 'enunciação' e 'sinalidade' (BAKHTIN, 1999), respectivamente. Como conclusão, esperamos ampliar discussões sobre os conceitos tratados e questionar se, de fato, os cursos oferecidos pelo IsF se apresentam como módulos independentes que atendam ao desejo de aprendizagem em LE dos alunos.
Downloads
References
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9 ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1999.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum De Referência Para As Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Colecção: Perspectivas Actuais/ Educação Edições Asa. Porto, 2001.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
FARACO, C. A. Bakhtin e filosofia. Bakhtiniana, São Paulo, 12 (2): 45-56, Maio/Ago. 2017.
GALVÃO, J. A. M. Problematizações a respeito dos pré-requisitos no ensino de língua espanhola. In: BARBOSA, M. V., MORAES, C. F e VIDAL, M.E.B. (org.) Teorias de Linguagem: Pesquisa e Ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
GALVÃO., J. A. M. e TIBURZIO, V.L.B. Percepções dos professores sobre as mudanças no desempenho escolar de alunos participantes do Pibid. (No prelo).
IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. Disponível em: <http://isf.mec.gov.br> Acesso em 17 out.2018.