O nivelamento linguístico no IsF: entre o desejo e o impedimento

Autores

  • Janaína Aguiar Mendes Galvão Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alessandra Mara de Assis Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.3.81-93

Palavras-chave:

Nivelamento Linguístico; Enunciação; Sinalidade.

Resumo

O objetivo do texto é discutir critérios que justifiquem o impedimento de que o aluno do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) possa se matricular em cursos destinados a níveis de proficiência anteriores ao de sua classificação. Tal discussão inscreve-se no grupo de pesquisa GEPADLE/UFTM e também na experiência de coordenação do Nucli/UFTM. Tanto a pesquisa quanto a experiência nos levam à reflexão sobre os conceitos de: 1) nivelamento linguístico, conforme as descrições do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); 2) pré-requisitos, disciplinas que dispõem a aprendizagem de língua estrangeira (LE) de forma sequencial. Identificamos o primeiro conceito como uma descrição de atividades linguísticas que permitem que o aprendiz de uma LE seja capaz de realizar enunciados concretos na língua aprendida. Por outro lado, o segundo conceito se detém no conhecimento formal de estruturas da LE, calcado em um saber sobre vocabulário e gramática. Identificamos que esta diferença pode aproximá-los aos conceitos bakhtinianos de 'enunciação' e 'sinalidade' (BAKHTIN, 1999), respectivamente. Como conclusão, esperamos ampliar discussões sobre os conceitos tratados e questionar se, de fato, os cursos oferecidos pelo IsF se apresentam como módulos independentes que atendam ao desejo de aprendizagem em LE dos alunos.

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Biografia do Autor

Janaína Aguiar Mendes Galvão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Janaína Aguiar Mendes Galvão é mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, pesquisadora do grupo GEPADLE da UFTM e coordenadora geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras

Alessandra Mara de Assis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Alessandra Mara de Assis é doutora em linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora adjunta do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora do grupo GEVAR da UFTM, GEFONO da UFU e coordenadora pedagógica de língua inglesa do IsF na UFTM.

Referências

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Publicado

2019-02-15

Como Citar

GALVÃO, J. A. M.; ASSIS, A. M. de. O nivelamento linguístico no IsF: entre o desejo e o impedimento. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 81–93, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.3.81-93. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46049. Acesso em: 5 nov. 2024.