A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Authors

  • Marcela de Moraes Agudo Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru
  • Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.55-66

Keywords:

Educação ambiental, Escola pública, Formação de professores.

Abstract

Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma intervenção com inspirações na pesquisa-ação, realizada junto de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. A proposta de inserção da educação ambiental na educação escolar nesta pesquisa foi, a partir do conto infantil "A maior flor do mundo" de José Saramago, problematizar possibilidades pedagógicas da educação ambiental. O objetivo deste trabalho é discutir os esforços de formação dos grupos de professores, as atividades da pesquisa realizada com eles, que visou propiciar a formação de educadores ambientais. As condições de precarização do trabalho pedagógico na organização da escola pública constituem um dos problemas encontrados e, portanto, é necessário enfrentar a organização atual da escola pública e as condições de trabalho do professor para uma educação ambiental emancipatória.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcela de Moraes Agudo, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestre em Educação para a Ciência, na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru (bolsista CAPES e FAPESP). Atualmente, é doutoranda em Educação Para a Ciência (bolsista CAPES), na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru, trabalhando com formação de professores pedagogos em educação ambiental. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa. Dra. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na educação básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e como professora bolsista em cursos de graduação na UNESP/Bauru.

References

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associados; Campo Grande: UFMS, 2004.

BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004. .

BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.

CARVALHO, I. C. de M. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de abertura da 26ª Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas, MG, 05 de outubro de 2003. Revista Brasileira de Educação, 2003, nº 24, pp. 5-15.

KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LOUREIRO, C.F. B.; Trein, E.; Tozoni-Reis, M. F. de C.; Novicki, V. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos CEDES, Campinas, v. 29, n. 77, p. 81-97, 2012.https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. Educação escolar: que prática é essa? Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.;

SAVIANI, D. Históriada escola pública no Brasil: questões para pesquisa. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.) A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.

THIOLLENT, M. Notas para o debate sobre a pesquisa-ação. In: BRANDÃO, C. R. (Org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 82-103.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologias aplicadas à Eucação Ambiental. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008. p. 7-17.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Pesquisa-Ação: Compartilhando saberes; Pesquisa e Ação educativa ambiental. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (Org.) Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores, Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. p. 269-276.

TOZONI-REIS, M. F. de C. 2011. Educação e sustentabilidade: relações possíveis. Olhar de professor, Ponta Grossa, 14(2): 293-308, 2011. Disponível em <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor>. Acesso em: 08 fev 2013.

Published

2019-01-05

How to Cite

AGUDO, M. de M.; TOZONI-REIS, M. F. de C. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 55–66, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.55-66. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/34018. Acesso em: 25 nov. 2024.