Os ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM SOBRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR PARA SUA APRENDIZAGEM

Authors

  • Wender FALEIRO Silva Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores
  • Roberto Valdes PUENTES Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.24-37

Keywords:

Youth, Study habits, High School.

Abstract

This paper aimed to know the high school students from public schools in Uberlândia/MG, and understand how to prepare for the development of their educational activities. We used the quantitative and qualitative approach. The School of Uberlândia, MG proved consisting of students, mostly female, white, and ideal age old. Most evaluated as satisfactory conditions of family and school environment for the development of their studies, but most showed little motivated and willing to develop study habits.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wender FALEIRO Silva, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, com dissertação na área de Ecologia Vegetal. Doutorado em Educação na área de Práticas e saberes pela UFU (Enfase no Ensino Médio público). Tem experiência de quatro anos na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando nos cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG e Coordenador de TCC do curso de Pedagogia; Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Professor - Pesquisador no Programa de Formação Continuada de Professores CEPAE/UFU. e-mail: wender.faleiro@gmail.com / wender.faleiro@ufg.br

References

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. 662p.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. G. (ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood Press, p. 241-258. 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: O Instituto, 2014. 39 p.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. EDUCASENSU 2010. Brasília: 2011.

CARVALHO, M. E. P. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família–escola. Revista Brasileira de Educação. nº 25, 2004.

PUENTES, R. V. Didática II. Coleção Pedagogia a Distância UFU/UAB. Uberlândia – MG: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Aberta do Brasil, 2010. 99p.

RIOS NETO, E. L. G.; CÉSAR, C. C.; RIANI, J. L. R. Estratificação educacional e progressão escolar por série no Brasil. CEDEPLAR/UFMG, Mimeo, 2002.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil.Petrópolis, RJ: Vozes.1994.

UNICEF. 10 desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos / [coordenação Mário Volpi, Maria de Salete Silva e Júlia Ribeiro]. – 1. ed. – Brasília, DF, 2014.

Published

2017-06-30

How to Cite

SILVA, W. F.; PUENTES, R. V. Os ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM SOBRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DO AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR PARA SUA APRENDIZAGEM. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 24–37, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.24-37. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/32878. Acesso em: 25 aug. 2024.