TRABALHO DE PARCERIA ENTRE SUPERVISOR PEDAGÓGICO E PROFESSORES

POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO

Autores

  • Sulamita de Moura Lemes Faculdade Cidade de Coromandel
  • Tatiane Daby de Fátima Faria Borges Faculdade da cidade de Coromandel

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.179-188

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

A escola atual necessita-se da interação entre o supervisor pedagógico e o professor, como forma de alcançar uma aprendizagem qualitativa, através da superação das dificuldades relacionadas à prática pedagógica por meio do trabalho de parceria entre ambos. O presente artigo realizado por meio de uma revisão da literatura teve como objetivo discutir a importância do trabalho de parceria entre o supervisor pedagógico e os professores para a efetivação do ensino. O estudo mostrou que muitos professores ainda consideram o supervisor pedagógico como um mero fiscalizador da prática docente, devido à origem da ideia de supervisão que surgiu no meio industrial e a característica de inspeção que esteve ligada a supervisão ao longo da história. Atualmente a atuação do supervisor está relacionada ao planejamento, reformulação do currículo, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico, ao acompanhamento do processo educativo, através da avaliação e as devidas recuperações, além da formação continuada dos docentes em serviço. Nesse contexto é fundamental a relação de parceria, realizada através do diálogo, reflexão e troca de experiências entre o supervisor pedagógico e os professores, que contribui para qualidade do processo ensino-aprendizagem, proporcionando um ensino eficaz, significativo e transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ALMEIDA, J. R. História da instrução pública no Brasil (1500 – 1889). Brasília/ São Paulo: INEP/ PUC – SP, 1989.

ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (orgs.) O coordenador pedagógico e o espaço para mudança. São Paulo: Loyola, 2001.

ALONSO, M. A supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In:FERREIRA, N. S. C. (org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 167-182.

ALVES, A. M. L. S.; DUARTE, E. A. F. G. Supervisão escolar: missão, exercício, desafios e perspectivas. Pergaminho, Patos de Minas, n. 3, p. 1-22, nov. 2012. Disponível em: <http://pergaminho.unipam.edu.br/documents/43440/43870/supervisor-escolar.pdf>. Acesso em: 17 out. 2016.

ARAÚJO, M. Y. A. Experiência de linguagem oral na escola primária. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1967.

CARLOS, J. A.; LODI, I. G. A prática pedagógica em supervisão escolar: a importância da inter-relação entre o supervisor pedagógico e o corpo docente. Evidência, Araxá, v. 8, n. 8, p. 55-66, 2012. Disponível em: <https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chromeinstant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=a%20pratica%20pewdagogfica%20em%20supervisao%20escolar>. Acesso em: 22 ago. 2016.

DIAS, E. S. A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais. 2005.72 f. Monografia (Especialização e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria UFSM, Santa Maria, 2005. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br:8080/xmlui/bitstream/handle/1/1522/Dias_Ediomara_da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y.>. Acesso em: 10 jan. 2017.

FERNANDES, M. M. A opção da supervisão diante da ambivalência. In: JÙNIOR C. A. S.; RANGEL, M. (orgs). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 1997. p. 111-122.

GERIBELLO, V. P. Anísio Teixeira: analise e sistematização de sua obra. São Paulo: Atlas, 1977.

LIMA, E. C. Um olhar histórico sobre a supervisão. In: RANGEL, M. (org). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2001. p. 69-78.

LIMA, E. C. Um olhar histórico sobre a supervisão. In: RANGEL, M. (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005. p. 69-80.

MARTINAZZO, C. J. Pedagogia do entendimento intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2005.

MÜLLER, C. M. A práxis supervisora educacional: do controladorismo à coordenação. 2011.99 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/576/Disserta%C3%A7%C3%A3o-%20Camila%20Mariane%20M%C3%BCller.pdf?sequence=1>. Acesso em: 16 ago. 2016.

NÉRICI, I. G. Introdução à supervisão escolar. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1974.

NÉRICI, I. G. Introdução à supervisão escolar. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1978.

RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In:FERREIRA, N. S. C. (org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 3. ed. São Paulo: Cortês, 2002. p. 69-96.

RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.p. 69-96.

SANTOS, M. P. História da supervisão educacional no Brasil: reflexões sobre política, pedagogia e docência. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

SAVIANI, D. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In: FERREIRA, N. S. C.(org.). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação a ação. São Paulo: Cortez, 1999.p. 13-38.

SILVA, G. T. Supervisor pedagógico: formador ou fiscalizador. Revista de educação, ciências e cultura, Canoas, v. 18, n. 2, p. 55-68, jul. dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/viewFile/1278/1020>. Acesso em: 13 fev. 2017.

URBANETZ, S. T.; SILVA, S. Z. Orientação e supervisão escolar. Curitiba: IBPEX, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

LEMES, S. de M.; BORGES, T. D. de F. F. TRABALHO DE PARCERIA ENTRE SUPERVISOR PEDAGÓGICO E PROFESSORES: POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 179–188, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.179-188. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41963. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.