TRABALHO DE PARCERIA ENTRE SUPERVISOR PEDAGÓGICO E PROFESSORES

POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO

Autores

  • Sulamita de Moura Lemes Faculdade Cidade de Coromandel
  • Tatiane Daby de Fátima Faria Borges Faculdade da cidade de Coromandel

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.179-188

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

A escola atual necessita-se da interação entre o supervisor pedagógico e o professor, como forma de alcançar uma aprendizagem qualitativa, através da superação das dificuldades relacionadas à prática pedagógica por meio do trabalho de parceria entre ambos. O presente artigo realizado por meio de uma revisão da literatura teve como objetivo discutir a importância do trabalho de parceria entre o supervisor pedagógico e os professores para a efetivação do ensino. O estudo mostrou que muitos professores ainda consideram o supervisor pedagógico como um mero fiscalizador da prática docente, devido à origem da ideia de supervisão que surgiu no meio industrial e a característica de inspeção que esteve ligada a supervisão ao longo da história. Atualmente a atuação do supervisor está relacionada ao planejamento, reformulação do currículo, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico, ao acompanhamento do processo educativo, através da avaliação e as devidas recuperações, além da formação continuada dos docentes em serviço. Nesse contexto é fundamental a relação de parceria, realizada através do diálogo, reflexão e troca de experiências entre o supervisor pedagógico e os professores, que contribui para qualidade do processo ensino-aprendizagem, proporcionando um ensino eficaz, significativo e transformador.

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Referências

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

LEMES, S. de M.; BORGES, T. D. de F. F. TRABALHO DE PARCERIA ENTRE SUPERVISOR PEDAGÓGICO E PROFESSORES: POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 179–188, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.179-188. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41963. Acesso em: 22 dez. 2024.

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