Triângulo de Pascal: Breve História e uma Proposta Didática para o Ensino

Autores

  • Matheus Santos Lopes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Raylson dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente artigo objetivou a realização de um estudo multidimensional sobre o triângulo de pascal, a nível da Educação Básica e, a formulação de uma proposta didática advinda das orientações metodológicas da Educação Matemática, fundamentadas nos dados obtidos através da pesquisa teórica que foi desenvolvida no decorrer desta produção acadêmica. Parte desta exploração dedicou-se a pesquisa bibliográfica onde constituímos, por meio de fontes da História da Matemática, uma apresentação da história do triângulo de pascal. Além de realizarmos uma perscrutação epistemológica, empreendemos em uma análise das propriedades e de algumas aplicações conceituais, com intuito de trazermos uma correlação do triângulo de pascal com outros conteúdos da Matemática. A propositura resultante desta pesquisa, intenciona despertar o interesse nos alunos pelo que está sendo trabalhado. Os resultados foram expressos em termos de vislumbrar possibilidades de organização de métodos de ensino baseados nas produções do campo da Educação Matemática a fim de produzir uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Educação Matemática