https://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/issue/feedMatemática e Estatística em Foco2024-10-31T20:34:29-03:00Alessandro Alves Santanaalessandro.santana@ufu.brOpen Journal Systems<p>A revista eletrônica intitulada Matemática e Estatística em Foco, tem por fi-<br />nalidade ser um veículo de comunicação para trabalhos de pesquisa, com ou sem<br />resultados originais, produzidos nas áreas de matemática pura, matemática apli-<br />cada, estatística ou educação matemática, promovendo, desse modo, a disseminação<br />do conhecimento nessas referidas áreas.</p>https://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/article/view/71419Modelagem Matemática Aplicada Ao Controle de Escorpiões Tityus Serrulatus Na Cidade de Oliveira (MG)2023-11-09T13:43:10-03:00Karla Teresa Ribeirokarla.teresa@educacao.mg.gov.brErasmo Tales Fonsecaerasmo.fonseca@uemg.br<p>Acidentes envolvendo picadas de escorpiões da espécie Tityus Serrulatus, segundo o Ministério da Saúde, têm aumentado no<br>país nos últimos anos. No município de Oliveira (MG), têm sido constantes os relatos do aparecimento de escorpiões dessa<br>espécie dentro de residências. Na busca por uma possível solução para este problema de saúde pública, foi realizada uma<br>pesquisa bibliográfica sobre a dinâmica populacional desse aracnídeo, com o escopo de subsidiar o desenvolvimento de um<br>modelo matemático que represente o crescimento dessa população e os efeitos oriundos da inserção de galinhas como um<br>predador de forma artificial no ambiente, para controle e inibição do seu aparecimento na parte interna das residências. O<br>referencial teórico construído levou à escolha do modelo contínuo de crescimento logístico, com a adição de um fator de<br>predação. As simulações de interação por meio de dados heurísticos demonstram que a inserção das galinhas no ambiente<br>contribui para a inibição do crescimento populacional do escorpião Tityus Serrulatus.</p> <p>Palavras-chaves: Escorpião. Tityus Serrulatus. Modelo Matemático.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matemática e Estatística em Focohttps://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/article/view/75881Editorial2024-10-31T20:11:35-03:00Alessandro Alves Santanaalessandro.santana@ufu.br<p>Editorial</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matemática e Estatística em Focohttps://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/article/view/73574A Matriz de Gram, A Regra de Cramer e A Distância Entre Subespaços Afins2024-09-06T11:24:57-03:00Daniel Cariellodcariello@gmail.com<pre>A distância entre dois subespaços afins normalmente é obtida através do cálculo da projeção de um vetor a um <br />certo subespaço vetorial. Entretanto isso pode ser evitado utilizando a regra de Cramer e o determinante da <br />matriz de Gram. Nesse pequeno artigo de divulgação mostramos como essas duas ferramentas combinadas fornecem <br />uma fórmula para distância entre subespaços afins. As famosas fórmulas da distância de ponto a reta no R<sup>2</sup> e <br />de ponto a plano no R<sup>3</sup> são casos particulares dessa fórmula.</pre>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matemática e Estatística em Focohttps://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/article/view/67892Ciência de Dados no futebol: Uma análise estatística das cotações de casas de apostas online2023-01-04T20:37:09-03:00Paulo Henrique Ferreirapaulohenri@ufba.brGregori Ramosgregori_sr@hotmail.com<p><span dir="ltr" role="presentation">O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e, por conta disso, não é incomum ouvir falar das</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">estatísticas dessa modalidade esportiva; a cotação ou</span> <em><span dir="ltr" role="presentation">odds</span></em> <span dir="ltr" role="presentation">é uma delas. O presente trabalho tem como objetivo</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">principal analisar e gerar</span> <span dir="ltr" role="presentation"><em>insight</em>s</span> <span dir="ltr" role="presentation">das cotações de partidas de futebol em casas de apostas</span> <em><span dir="ltr" role="presentation">online</span></em><span dir="ltr" role="presentation">.</span> <span dir="ltr" role="presentation">Dentre as</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">perguntas respondidas neste trabalho, estão: Existe viés de vitória do time mandante? Como as casas de apostas</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">lucram? Quão boas são as cotações das casas de apostas? Qual a relação da sabedoria das multidões com as</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">apostas esportivas? Também será visto como falácias estatísticas podem surgir durante as análises esportivas e</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">como as pessoas (torcedores, apostadores, patrocinadores etc.) estão expostas a eventos aleatórios e de grande</span><br role="presentation"><span dir="ltr" role="presentation">impacto.</span></p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matemática e Estatística em Focohttps://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/article/view/67434Proposta de ensino de conceitos em séries temporais para o ensino fundamental II.2022-11-04T18:36:13-03:00Vinícius Pena Marquesvinicius@infinityrh.com.brLuciane Teixeira Passos Giarolaluciane@ufsj.edu.br<p>Os gráficos e os dados estatísticos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, gerando a necessidade cada vez maior de conhecimentos que permitam a compreensão das informações fornecidas por eles. Um dos grandes desafios para o ensino da matemática atualmente é como torná-los mais acessíveis aos alunos de forma que consigam compreender os conceitos envolvidos em situações cotidianas, principalmente veiculadas na mídia. Neste âmbito, a pandemia da Covid-19 proporcionou a transmissão de informações por meio de gráficos de coluna e de linhas, conceitos de médias móveis e dados registrados ao longo do tempo. Tais assuntos não são muito explorados na educação básica e as relações com situações práticas ficam distantes dos alunos. Assim, este trabalho propõe uma sequência didática para trabalhar os assuntos mencionados, além dos conceitos de série temporal, tendência e estacionariedade, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta pretendeu apresentar os conceitos e exemplos contextualizados relacionados com a realidade a fim de proporcionar a compreensão de informações veiculadas na mídia. Espera-se que esta proposta possa auxiliar professores da educação básica no ensino de conteúdos de estatística abordados nas aulas de Matemática.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matemática e Estatística em Focohttps://seer.ufu.br/index.php/matematicaeestatisticaemfoco/article/view/75879Expediente2024-10-31T20:10:36-03:00Alessandro Alves Santanaalessandro.santana@ufu.br<p>Expediente</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matemática e Estatística em Foco