A viva voz do morto

Caetano, Noel e Aracy no tablado da canção em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-32

Palavras-chave:

Canção, Samba, Intertextualidade, Caetano Veloso, Noel Rosa

Resumo

Este artigo tem como objeto a canção “A voz do morto” (1968), composta por Caetano Veloso sob encomenda da cantora Aracy de Almeida, em referência ao sambista Noel Rosa. Propõe-se uma análise dos procedimentos poéticos intertextuais que, juntos da estrutura musical e entoativa, contestam a noção de samba como forma a ser preservada, autoafirmando a canção popular brasileira como tradição em movimento e transformação. O estudo se atém à primeira gravação da faixa, por Aracy de Almeida (1968), além de versões do compositor (1968 e 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ênio Bernardes de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Ênio Bernardes de Andrade (nome art´sitico Enzo Banzo) é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2023), com bolsa FAPEMIG. Possui mestrado em Estudos Literários (2017) e graduação em Letras pela UFU (2004). Suas pesquisas são voltadas para as áreas: Literatura Brasileira; Literatura, Outras Artes e Mídias; Poesia Brasileira e Canção Popular. Pesquisador e artista, publicou os livros Copo de Sede (co-autoria com Paula Lice, Editora Duna, 2021) e Poesia Colírica (Editora Letramento, 2014). Lançou os discos Amor de AM (2021) e Canção Escondida poemas musicados (2017), além de quatro álbuns com a banda Porcas Borboletas. É idealizador, diretor artístico e arte-educador no projeto sociocultural Dedo de Verso, voltado para a criação literária em poesia falada e cantada. Entre 2014 e 2016, atuou como Assessor de Articulação Cultural na Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia. Entre 2017 e 2021 foi membro titular do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (CONSEC). Em 2018, recebeu da Câmara Municipal de Uberlândia o Prêmio Grande Otelo de Cultura.

Referências

CARVALHO, C. A. R. A voz do morto: Caetano Veloso e a transgressão da ideia de identidade nacional difundida pelos compositores de samba da década de 1960. In: IV ENCONTRO DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E MÚSICA POPULAR, 1., 15-17 ago. 2012, São Paulo. Anais do IV Musicom. São Paulo: ECA-USP, 2012. p. 1-13.

CAVARERO, A. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

HELAL; R.; LOVISOLO, H. R. Tango, samba e identidades nacionais: semelhanças e diferenças nos mitos fundadores de “Mi noche triste” e “Pelo telefone”. Logos 33, v. 17, n. 2, p. 165-175, 2010.

https://doi.org/10.12957/logos.2010.867

HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa; Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.

MÁXIMO, J.; DIDIER, C. Noel Rosa: uma biografia. Brasília: Editora Universidade Federal de Brasília: Linha Gráfica Editora, 1990.

MOLINA, S. Música de montagem: a composição de música popular no pós-1967. São Paulo: É Realizações, 2017.

MUSSA, A. O transtorno da cuíca. Obra em progresso. 11 ago. 2008. Disponível em: <https://caetanoefoda.blogspot.com/2021/08/o-transtorno-da-cuica-segundo-alberto.html>. Acesso em: 29 set. 2023.

PINTO, M. Noel Rosa: o humor na canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. Tradução de Sandra Nitrini. São Paulo:

Hucitec, 2008.

SANDRONI, C. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). 2. ed. ampl. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

TEIXEIRA, P. B. Transcaetano: trilogia Cê mais Recanto. 2015. 172 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

VELOSO, C. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

______. Sobre as letras. FERRAZ, Eucanaã (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. Letras. FERRAZ, Eucanaã (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

VIANNA, H. O mistério do samba. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.: Ed UFRJ, 2002.

WISNIK, J. M. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

ANDRADE, Ênio B. de. A viva voz do morto: Caetano, Noel e Aracy no tablado da canção em movimento. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3932 | p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v39-2023-32. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/70968. Acesso em: 22 jul. 2024.