Protagonismo local e crítico no translinguajar de quatro moradoras de Alter do Chão

Uma etnografia na turística vila no Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-16

Palavras-chave:

Multilinguismo, Etnografia, Práticas de linguagem situadas, Recursos linguísticos, Translinguagem

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma tese que discutiu práticas de linguagem cotidianas dos habitantes de Alter do Chão, uma vila balneária localizada no oeste do estado do Pará, Brasil. No presente trabalho, focamos o modo como a língua inglesa é usada e apropriada pelas participantes na pequena vila turística, cenário essencialmente multilíngue e multicultural, mas onde a língua portuguesa mantém o status de língua oficial. Situado na área de Linguística Aplicada, este estudo mostra, a partir da etnografia, como quatro participantes se constituem através de falas localmente situadas em relação às suas interações multilíngues, negociando a comunicação e construindo significados situados em comunicações específicas e emergenciais. A análise dos dados, gerados principalmente pela observação participante, entrevistas e conversas informais, aponta para o modo como as participantes usam todos os seus recursos linguísticos e semióticos para manter uma comunicação efetiva, mesclando línguas e evidenciando criatividade, crítica e protagonismo.

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Biografia do Autor

Maria Inêz Probst Lucena, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Letras (UFRGS). Membro do Programa de Pós-Graduação em Lingüística (UFSC).

Silvia Cristina Barros de Souza Hall, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Inglês – Estudos Linguísticos (UFSC). Docente do Instituto de Ciências da Educação (UFOPA)

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

PROBST LUCENA, M. I.; HALL, S. C. B. de S. Protagonismo local e crítico no translinguajar de quatro moradoras de Alter do Chão: Uma etnografia na turística vila no Pará. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 344–360, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/48933. Acesso em: 22 jul. 2024.