Histórias de uma fila
"A fila" (1974), de Murilo Rubião, e o Brasil dos anos de chumbo
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n2a2018-4Palavras-chave:
Murilo Rubião, Narrativa e ditadura, Ficção brasileiraResumo
Este trabalho empreende uma leitura do conto "A Fila", de Murilo Rubião, incluído no livro O Convidado, publicado em 1974. A burocracia parece o tema central da narrativa, mas a partir desse núcleo se podem vislumbrar aspectos fundamentais da história do Brasil autoritário de então, ainda que sob a capa de uma narrativa de cunho fantástico. A análise busca apoio em estudos murilianos de Davi Arrigucci Jr. e Jorge Schwartz, de Ricardo Piglia para a definição do duplo, bem como de teóricos do campo da História e da Sociologia, como Nadine Habert e Max Weber.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.