Ler para crer. Leitura literária e ensino da língua
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-3Palavras-chave:
Leitura, Língua Portuguesa, Ensino da Língua, Ensino Médio, DigitalResumo
O presente texto leva a cabo uma reflexão acerca da situação atual da leitura de textos literários, no contexto do ensino da língua. As suas funções, os investimentos didáticos que a leitura implica, os seus limites e as suas potencialidades pedagógicas são considerados, tendo-se em atenção, entre outros, os seguintes aspetos: o problema da motivação para a leitura de estudantes na faixa etária do chamado ensino médio (em Portugal, ensino secundário); o problema da relação do estudante com dispositivos eletrónicos e com textos em formato digital; as implicações de ordem cultural e cognitiva que a leitura literária envolve, na chamada era digital.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.