Ler para crer. Leitura literária e ensino da língua

Autores

  • Carlos Reis Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-3

Palavras-chave:

Leitura, Língua Portuguesa, Ensino da Língua, Ensino Médio, Digital

Resumo

O presente texto leva a cabo uma reflexão acerca da situação atual da leitura de textos literários, no contexto do ensino da língua. As suas funções, os investimentos didáticos que a leitura implica, os seus limites e as suas potencialidades pedagógicas são considerados, tendo-se em atenção, entre outros, os seguintes aspetos: o problema da motivação para a leitura de estudantes na faixa etária do chamado ensino médio (em Portugal, ensino secundário); o problema da relação do estudante com dispositivos eletrónicos e com textos em formato digital; as implicações de ordem cultural e cognitiva que a leitura literária envolve, na chamada era digital.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

REIS, C. Ler para crer. Leitura literária e ensino da língua. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 28–42, 2015. DOI: 10.14393/LL63-v31n3a2015-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30533. Acesso em: 22 jul. 2024.