Cultura histórica no Ensino Médio do Estado de São Paulo: reflexões teóricas para a conversação educacional

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José Faustino de Almeida Santos
Andrea Coelho Lastória
Luis Fernando Cerri

Resumo

O Brasil instituiu um novo Ensino Médio (EM) com a Lei 13.415/17. São Paulo foi o primeiro estado a iniciar sua implementação, no ano de 2021, com o “Currículo em Ação” (CA). Este artigo, investiga o CA de História para o EM, focando três questões: concepções de currículo, identidade curricular e cultura histórica promovida pelo CA. A pesquisa, baseada em análise documental qualitativa, adota referenciais sobre currículo e Ensino de História, incluindo o Neopragmatismo de Richard Rorty, reflexões de Michael Apple e pós-críticos como Ivor Goodson e Gimeno Sacristán, além do conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen. Os resultados indicam que o CA impõe limites ao ensino de História e das ciências humanas, o que afeta a qualidade da democracia. Argumenta-se, porém, que a participação ativa de professores e estudantes, pela conversação dotada da palavra verdadeira, pode aproximar o EM das necessidades reais e promover uma Educação mais democrática.

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Santos, J. F. de A., Lastória, A. C., & Cerri, L. F. (2025). Cultura histórica no Ensino Médio do Estado de São Paulo: reflexões teóricas para a conversação educacional. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-25. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-22

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