Atividades de Educação Ambiental em espaços não formais: fomentando a aprendizagem conceitual de Biologia
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Resumo
Este estudo investigou como ações educativas de Educação Ambiental, desenvolvidas em Espaços Não Formais de Ensino, podem contribuir para a aprendizagem de conteúdos conceituais por estudantes do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se inicialmente um questionário diagnóstico com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, foram realizadas visitas didáticas e atividades educativas em dois sítios localizados no município de Ibatiba-ES, com a finalidade de estimular o pensamento crítico e promover a articulação entre os conteúdos escolares e a vivência cotidiana. Após as intervenções, um segundo questionário foi aplicado, e os dados foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos abordados, evidenciando o potencial pedagógico dos espaços não formais para a promoção de aprendizagens mais significativas.
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