O Cerrado e as possibilidades didático-pedagógicas na Geografia Escolar

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Ivony Rosa de Oliveira Vilela
Diego Tarley Ferreira Nascimento

Resumo

O estudo busca contribuir para processo de ensino e aprendizado a respeito do Cerrado ao longo do Ensino Fundamental, a partir da proposição de sequências didáticas relacionadas à Geografia Escolar. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em revisão documental, incluindo a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado de Goiás (DC-GO), para identificação de possíveis habilidades relacionados ao bioma Cerrado. Em seguida, são propostos percursos didáticos que promovam a aprendizagem significativa, com o emprego de metodologias ativas e o desenvolvimento do pensamento espacial. Os resultados apontam a presença do tema do Cerrado nos currículos escolares, destacando não apenas aspectos físicos, mas também culturais e socioeconômicos. A partir das sequências didáticas propostas, espera-se oferecer subsídios para a formação de cidadãos críticos e conscientes da importância do Cerrado, reforçando o papel da escola na construção de um conhecimento que valorize o bioma e promova sua sustentabilidade.

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Como Citar

Vilela, I. R. de O. ., & Nascimento, D. T. F. (2025). O Cerrado e as possibilidades didático-pedagógicas na Geografia Escolar. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-22. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-35

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