Currículo e ensino-aprendizagem da Matemática na educação ribeirinha no Amapá: um diálogo com a Etnomatemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca investigar de que maneira o professor da educação básica utiliza do diálogo entre a etnomatemática e o processo de ensino e aprendizagem da matemática em sua prática pedagógica. Acredita-se que ao aplicar a etnomatemática em classe, os alunos conseguem perceber que a matemática tem relação com seu cotidiano, melhorando assim sua aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório quanti-qualitativo, que utilizou a bibliografia, a observação direta e o questionário como forma de investigação. Os resultados apontam que apesar das dificuldades enfrentadas pela escola pesquisada, o docente busca aplicar a etnomatemática com seus discentes, fazendo com que eles se sintam mais valorizados, tornando as aulas mais atrativas, onde também o docente consegue maior participação por parte dos mesmos. Assim, valorizando a realidade cultural dos alunos é possível afirmar que existe um melhor rendimento no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Ministério de Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Senado Federal. 4. ed. Brasília (DF), 2007.
D’ AMBRÓSIO, U. Etnomatemática e educação. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Orgs.). Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruzdo Sul: EDUNISC, 2004. p. 10-32.
D’ AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. 5. edição. São Paulo: Ática, 1998 (Série Fundamentos).
FERREIRA, E. S. Etnomatemática: Uma Proposta Metodológica. Rio de Janeiro: MEM/USU, 1997 (Série Reflexão em Educação Matemática).
RADICCHI, R. Ensino/aprendizagem da matemática nas escolas populares. 2012.
ROSA NETO, E. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1998.
SOUZA, A. B. de; CARDOSO, J. O uso da Etnomatemática como estratégia facilitadora no processo ensino aprendizagem. Pará: UEPA, 2009.