Conteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discute o conteúdo da Matemática em vigor no Exame de Admissão ao Ginásio, adotado no sistema escolar brasileiro nas décadas 40-70 do século XX, tendo-se como referencial de análise narrativas de professoras pedagogas aposentadas e o livro de admissão por elas utilizado. As narrativas revelam experiências da formação continuada condicionada a sua aprovação, nelas, verificando-se conteúdos matemáticos adotados ou não no manual de admissão analisado. Esta discussão funda-se na abordagem qualitativa ao interpretar fontes bibliográficas, documentais e orais. Ao estabelecer uma relação entre as narrativas das professoras e as propostas do conteúdo matemático contidos no manual do Exame de Admissão, constatam-se conteúdos distantes da sua formação escolar e prática docente. Verifica-se que as professoras enfrentaram situações pedagógicas desafiadoras à formação docente, pois deveriam aprender conteúdos não vivenciados na formação escolar e atuação docente.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. RJ: Jorge Zahar, 2001.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador. São Paulo, Parábola, 2008.
COSTA, A; PASQUALE, R; STEMPNIEWSKI, R; MARINO, A. Admissão ao Ginásio. Coleção Didática do Brasil, Série ginasial. São Paulo: Editora do Brasil, 1949.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Beatriz Sidou (trad.) SP: Centauro, 2003.
MUCIDA, Â. Escrita de uma memória que não se apaga-Envelhecimento e velhice. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SANTIAGO, Z.M.A., GUIMARÃES, Z.M.A.S. Narrativas de Professora do campo: Saberes ditos, experiências lidas e cunhadas em letras. Vol. I, Curitiba: CRV, 2017.
SAVIANI, D. et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
SILVA, C. B. Era uma uma vez... uma editora, um livro: Admissão ao ginásio, Editora do Brasil (Décadas 1940-1960). In: Revista Brasileira de História da Educação (v. 18, 2018). ISSN: 2238-0094, 2018.