Feira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica

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Luzinete Duarte Costa
Geison Jader Mello
Marfa Magali Roehrs

Resumo

Este artigo analisa de que modo as feiras de Ciências podem constituir uma oportunidade para a aprendizagem e para a formação de uma identidade científica no contexto da Educação Básica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, segundo os moldes da análise documental. Analisa-se a compreensão científica de estudantes premiados com bolsas de iniciação científica júnior, participantes da Feira de Ciências do Território do Alto Paraguai, em Mato Grosso, em 2016. O objetivo específico foi o de identificar características da compreensão científica desencadeada pela valorização do conhecimento construído por esses bolsistas. Os dados obtidos a partir de documentos da autoria desses estudantes (projetos e relatórios) revelaram que, além de ser um evento importante, a feira é uma estratégica metodológica mediadora da Educação e incentiva as atividades científicas por meio da socialização e do intercâmbio que possibilita.


 

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Como Citar
Costa, L. D. ., Mello, G. J. ., & Roehrs, M. M. . (2019). Feira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica. Ensino Em Re-Vista, 26(2), 504–523. https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-10
Seção
Dossiê Revisitando a Educação em Ciências e em Matemática

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