Inserção e integração dos smartphones nas aulas de Matemática: análise de uma prática pedagógica etnomatemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo socializa resultados decorrentes de uma prática pedagógica que teve como objetivo central integrar aparelhos de smartphones nas aulas de matemática em uma turma de nono ano de Ensino Fundamental de uma escola pública gaúcha. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias relativas à inserção de recursos computacionais nos processos de ensino na escola básica. Os materiais de pesquisa foram gerados a partir de filmagens das aulas e material escrito e produzido pelos estudantes. Metodologicamente, de cunho qualitativo e inspirações etnográficas, a pesquisa fez uso do método descritivo para análise dos dados emergentes. Os resultados apontaram possibilidades e limitações dos aplicativos e funções do smartphone na exploração de conteúdos usualmente presentes na Matemática Escolar.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALVES, E. R. Etnomatemática. Multiculturalismo em sala de aula: a atividade profissional como prática educativa.São Paulo: Porto de Idéias, 2010.
BORBA, M.de C. Humans-with-media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM, Berlim, v. 44, pp. 801–814, 2012.
BORBA, Marcelo de C.; LACERDA, Hannah D. G. Políticas públicas e tecnologias digitais: um celular por aluno. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. Volume 17, n.3 pp. 490-507, 2015.
BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G.Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática –Sala de aula e internet em movimento. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
BORTOLI, G.; MARCHI, M.I.; GIONGO, I.M. Uma abordagem histórica no ensino da trigonometria. 1ª Ed. Curitiba: Appris, 2016.
CONRADO, A. L. Etnomatemáticas: sobre a pluralidade nas significações do programa etnomatemática. IN: RIBEIRO, J. de P. M. R.; DOMITE, M. do C. S.; FERREIRA, R. (orgs.)Etnomatemática: papel, valor e significado.2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2006. p. 75-87.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. Um enfoque antropológico da matemática e do ensino. In: FERREIRA, M. L. (Org). Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação).
______. Educação Matemática: Da teoria a prática. 23ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
______. Etnomatemática –o elo entre as tradições e a modernidade. 5ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
______. An Overview of the History of Ethnomathematics. In: ROSA, Milton; D’AMBROSIO, U.; OREY, D.C.; SHIRLEY, L.; ALANGUI, W.V.; PALARES, P.; GAVARETTE, M.E. Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program.Springer Open. ISBN 978-3-319-30119-8 ISBN 978-3-319-30120-4 (eBook), 2016.
GERDES, P. Da Etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
GERSTBERGER, A.; GIONGO, I. Identificação e emergência de aspectos relacionados à cultura advinda da utilização de aparelhos celulares inteligentes. Alexandria, Florianópolis, SC.Volume 11, n. 1. pp. 309-332, 2018.
KENSKI, V.M. Tecnologias e tempo docente.Editora Papirus, Campinas-SP, 2014.
KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; GIONGO, I. M.; DUARTE, C. G. Etnomatemática em Movimento. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
ROSA, M.; OREY, D.C. Abordagens Atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema, Rio Claro, SP, ano 19, n. 26, p. 19-48, 2006.
ROSA, M.; OREY, D. C. A trivium curriculum for mathematics based on literacy, matheracy, and technoracy: an ethnomathematics perspective. ZDM, Berlim, 47(4), 587–598, 2015.