Comunicação de conhecimentos nas aulas de Matemática a partir de jogos de linguagem

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Michele Regiane Dias Vero
Jackson Rodrigo Soares

Resumo

No ambiente de uma sala de aula de matemática, professores e alunos se deparam com a necessidade de estabelecer uma comunicação, visando à criação de um espaço no qual se possa discutir sobre conceitos matemáticos de forma a favorecer a ocorrência de significação desses conceitos. Porém, a linguagem utilizada pelos sujeitos presentes na aula é diversificada. Daí a possibilidade de tais linguagens serem analisadas. Alicerçados nos pressupostos teóricos do filósofo Ludwig Wittgenstein, apresentamos, neste trabalho, uma interpretação dos jogos de linguagem e das semelhanças de família entre esses jogos, a partir das linguagens utilizadas por alunos e professor em um ambiente de Modelagem Matemática. Na análise constatamos que os alunos se utilizam do jogo de linguagem da língua materna para comunicar ideias matemáticas e que suas enunciações ganham significado no jogo de linguagem da matemática por guardarem semelhanças de família entre elas.


 

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Como Citar
Vero, M. R. D., & Soares, J. R. (2018). Comunicação de conhecimentos nas aulas de Matemática a partir de jogos de linguagem . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 834–854. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-16
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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