O Fracasso escolar discursivizado por alunos do Ensino Fundamental

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Soraya Maria Romano Pacífico
Aparecida Pin Ribeiro Pedrassi
Debora Cristina Piotto

Resumo

Este artigo objetiva analisar os sentidos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto - SP sobre o fracasso escolar. Para isso, foram lidos e interpretados, em sala de aula, textos literários, jornalísticos e tirinhas que abordam temas sobre Educação, avaliação e fracasso escolar. Com base nisso, os alunos produziram textos argumentativos, orais e escritos, que constituíram o corpus da pesquisa. A análise fundamentou-se nos conceitos de discurso, ideologia, arquivo, formação discursiva e na noção de esquecimentos propostos por Michel Pêcheux, bem como nos estudos sobre Educação e fracasso escolar. Podemos dizer que o discurso dominante sobre o fracasso escolar, qual seja, o que atribui a culpa pela não aprendizagem ao próprio aluno, é repetido pelos sujeitos da pesquisa, que não duvidam do efeito da ideologia, tampouco instauram uma argumentação contrária a esse discurso.


 

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Como Citar
Pacífico, S. M. R., Pedrassi, A. P. R., & Piotto, D. C. (2018). O Fracasso escolar discursivizado por alunos do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, 25(3), 810–833. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-15
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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