A qualidade da educação na rede pública municipal de educação de Uberlândia/MG: análise das concepções, atitudes e ações dos/as gestores/as das unidades escolares
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Abordamos, neste texto, o modo como os/as gestores/as da rede pública municipal de Uberlândia/MG entendem a qualidade da educação nas unidades escolares e no contexto da escola pública que dirigem. Esta abordagem se deu a partir da investigação realizada com os/as gestores/as escolares, por meio de pesquisa qualitativa. O eixo da pesquisa foi a qualidade da educação, fundada nas concepções, atitudes e ações desenvolvidas pelos/as gestores/as escolares no contexto das escolas de educação infantil e do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Uberlândia/MG, no ano de 2013.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. In: Revista Brasileira de Política e Administração Educacional - RBPAE. Associação Nacional de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 3, set./dez. 2011, p. 361-588.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. (1998). Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. ( v. I).
CURY, Carlos Roberto Jamil. Qualidade em educação. In: Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente/SP: UNESP/Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Deptº de Educação, ano XVII, v. 17, n. 18, jan./dez. 2010, p. 15-31.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de e SANTOS, Catarina de Almeida. A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Publicações Diversas–Série Documental –Textos Para Discussão. Brasília: INEP/MEC, nº 24, 2007.
GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GUSMÃO, Joana Buarque. Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília/DF: v. 94, n. 236, jan./abr.2006, p. 100-124.
KRÜGER, Heinz-Hermann (2010). A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação na Alemanha. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicole (Orgs.). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2010, p. 39-52.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de e ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo: USP, nº 28, jan/fev./mar.2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a02n28.pdf>. Acessado em: 07/05/2015.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA. Entrevistas com os/as gestores/as escolares do ensino fundamental e da educação infantil.Uberlândia/MG, SME, 2013.
______. Carta às pessoas que optaram por participar ativamente da concretização do direito de ensinar e de aprender, em Uberlândia, promovendo ações coletivas, fundamentais para o fortalecimento de escolas públicas de qualidade referenciada socialmente. Uberlândia: SME, 2013.
SILVA, Vanessa Alves da e NUNES, Silma do Carmo (2010). Plano De Intervenção Pedagógica -Resultados e Perspectivas Sob o Olhar da Inspeção Escolar. In: Revista da Católica. Uberlândia/MG: Faculdade Católica, v. 2, n. 3, 2010, p. 318-333. Disponível em: . Acessado em:21/05/2015.
UBERLÂNDIA. Lei 11.444/2013 de 26/07/2013.Uberlândia: Diário Oficial do Município - DOM, Ano XXV, Nº 4203, 2013.