Opção ou orientação sexual? (des)constrovérsias na (des)contextualização da homossexualidade /Sexual option or orientation? (dis)disputes in the (dis) Contextualization of homosexuality
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Debates acerca da sexualidade são constantes, no entanto, quando se trata da homossexualidade, estudiosos se dividem quanto à concepção do exercício da sexualidade como uma opção, portanto, de caráter emancipatório ou orientação, permeado pelo caráter biologizante. Na tentativa de problematizar tais condições, assumimos como objetivo apontar modos específicos de experienciar as relações sexuais e questionar os caracteres hegemônicos. Fizemos um recorte dos dados bibliográficos de uma pesquisa realizada para a obtenção do título de mestre em Educação. Concluímos que tal discussão só deixará de ter significado a partir do momento em que se desestabilizar a heterossexualidade como ideal de normatividade.
PALAVRAS-CHAVE: Orientação Sexual. Opção Sexual. Homossexualidade. LGBTQIA.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.