Formação continuada de professores de Física: resgatando a importância do contexto de atuação /Continuing training of physic's teacher: rescuing the importance of the context of action
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da atuação de um grupo de professores de Física de escolas públicas da Grande São Paulo, participantes de um programa de formação continuada. O objetivo das atividades desenvolvidas pelo grupo era o estudo do eletromagnetismo para a elaboração e a implementação de planejamentos didáticos em sala de aula. Exploramos as relações entre o desenvolvimento profissional, a prática reflexiva e a inserção dos professores num contexto problemático e complexo que ocorre numa aula típica do ensino médio. Dessa forma, apresentamos e discutimos modelos de enfrentamento de problemas reais, estabelecendo relações entre o contexto da formação continuada e a construção de saberes relacionados ao desenvolvimento da autonomia e da profissionalidade docentes.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CARVALHO, A.M.P.; GIL PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências - Tendências e Inovações. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIL PÉREZ, D.; MARTÍNEZ-TORREGROSA, J.A model for problem-solving in accordance with scientific methodology.International Journal of Science Education, Londres, Taylor & Francis, v.5, n.4, p. 447-455, 1983.
GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto, 1995.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, J. Plano do currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A.I. (Orgs.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, p. 197-231, 1998.
LISTON, D.P.; ZEICHNER, K.M. Formación del profesorado y condiciones sociales de la escolarización. La Coruña: Paideia; Madrid: Morata, 1997.
MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MORIN, E. La cabeza bien puesta: repensar la reforma, reformar el pensamiento. Buenos Aires: Nueva Visión, 2001.
MORIN, E.; CIURANA, E.R.; MOTTA, R.D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.
PORLÁN, R.; MARTIN, J. El diario del profesor: un recurso para la investigación en el aula.Sevilla: Díada, 1997.
RAMOS, M.N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S010173302002008000020.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
USTRA, S. R. V.; GELAMO, E. L. O professor de Física e sua relação com os projetos PIBID: contextos de pesquisa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, XXI, Uberlândia, Anais... São Paulo: SBF, p. 1-10, 2015.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.