Professores de física da rede estadual de ensino e suas práticas pedagógicas em física moderna e contemporânea / Physics teachers and their pedagogial pratices in modern and contemporary physics
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Uma das preocupações da área de pesquisa ensino de Física é a abordagem da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio (EM). A necessidade de que tais conteúdos sejam trabalhados nesse período da vida escolar também já é preconizada pelas próprias orientações curriculares, sejam as nacionais ou estaduais. Espera-se assim que, para além das pesquisas em ensino, esse movimento esteja também chegando à sala de aula. Apresentamos neste trabalho uma pesquisa realizada com professores de Física do EM na qual buscamos compreender se e como os educadores estão abordando tais conteúdos em suas salas de aula. Os instrumentos de pesquisa empírica utilizados foram: um questionário respondido por 25 professores e entrevistas do tipo semiestruturado com cinco professores selecionados, todos da rede estadual de ensino. Os referenciais que subsidiam o trabalho são os conceitos de cultura escolar de Forquin (1993) e a Teoria da Transposição Didática, de Chevallard (1997). Os resultados indicam que, apesar das dúvidas e dificuldades inerentes a todo processo de inovação educacional, os professores têm abordado esses conteúdos; alguns usam práticas didáticas bastante estruturadas, enquanto outros, inclusive, atingem a terapêutica didática.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BROCKINGTON, Guilherme. A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do ensino mé-
dio. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências). IF –FE - USP, São Paulo, 2005.
BROCKINGTON, G. e PIETROCOLA, M. Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n.3, p. 387-404, 2005.
CHEVALLARD, Y. La Tranposicón Didáctica. Del Saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1997. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3ª edição. Petropólis, RJ: Vozes, 2010. D’AGOSTIN, Aline. Física Moderna e Contemporânea: com a palavra professores de Ensino Médio. Dissertação
(Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1993.
GROCH, Tony Marcio. Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea: entre tradições e inova- ções. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
KARAM, R.A.S. et al. Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 105-114, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172007000100017
KIKUCHI, L.A. et al. Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma análise do que se tem discutido a respeito. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP, 2013.
LOCH, Juliana. Física Moderna e Contemporânea no planejamento dos professores de Física nas escolas públicas do Estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
MONTEIRO, M. A.; NARDI, R. Tendências das pesquisas sobre o ensino da física moderna e contemporânea apresentadas no ENPEC. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 2007.
OSTERMANN, F. e MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e con- temporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, mar. 2000.
______. Sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Inves- tigações em Ensino de Ciências, v.14, n.3, pp. 393-420, 2009.
PARANÁ/SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estadual da Educação Bá- sica. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 2008.
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. Fenômenos e a introdução de física moderna e contemporânea no ensino mé- dio. Dissertação (Mestrado em Educação) UFSC, Florianopólis, 2001.
SAMAGAIA, R. e PEDUZZI, L. O. Q. Uma Experiência com o Projeto Manhattan no Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200008
TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2° grau. Ca- derno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez.1992.
__________. Perspectivas para a inserção de física moderna na escola média. Tese (Doutorado em Educação), USP, São Paulo, 1994.