Desenho Universal para a Aprendizagem aplicado à promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática

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Célia Regina Vitaliano
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Katiane Pereira dos Santos

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na promoção da educação inclusiva em produções científicas brasileiras. Para tanto, adotou como encaminhamento metodológico as etapas da revisão sistemática para uma busca em diversos sites científicos que resultaram  na identificação de 24 estudos sobre o tema. A leitura exaustiva das obras analisadas permitiu a organização dos dados de análise em cinco categorias: 1) elaboração de material didático, 2) formação docente inicial e/ou continuada, 3) planejamento de ensino, 4) articulação com outro conceito e 5) prática pedagógica. As análises desenvolvidas evidenciaram a natureza das produções científicas que abordam a perspectiva do DUA no contexto da inclusão educacional. Além disso, os resultados  forneceram subsídios teóricos e práticos para a compreensão das possibilidades de implementação do DUA para favorecer o aprimoramento da educação inclusiva nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

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Cómo citar
Vitaliano, C. R. ., Prais, J. L. de S. ., & Santos, K. P. dos . (2019). Desenho Universal para a Aprendizagem aplicado à promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemática. Ensino Em Re-Vista, 26(3), 805–827. https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-9
Sección
Artículos

Citas

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