Identidade profissional e agir docente do professor de língua materna

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José Cezinaldo Rocha Bessa
Franciclébia Nicolau da Silva

Resumen

Quanto mais trabalhos surgem com a proposta de apontar e explorar as contribuições do pensamento bakhtiniano, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino de língua materna no Brasil, mais visualizamos a necessidade de pesquisas e do empreendimento de renovadas discussões. Assim, visando aprofundar a compreensão sobre os eventos que se dão no tempo-espaço da relação entre professor e aluno em sala de aula, inclinamo-nos a escutar a voz do eu-professor, objetivando investigar como ele constrói sua identidade professoral e seu agir docente. Para tanto, solicitamos ao professor participante que elaborasse um caso de ensino, este correspondente a um tipo de narrativa reflexiva sobre o vivido em sala de aula. A perspectiva que fundamenta este trabalho corresponde ao diálogo construído entre as vozes do Círculo de Bakhtin e de outros estudiosos que discutem sobre o ensino de língua materna.

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Bessa, J. C. R. ., & Silva, F. N. da . (2019). Identidade profissional e agir docente do professor de língua materna. Ensino Em Re-Vista, 26(3), 725–744. https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-5
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Artículos

Citas

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