Presença negra no material didático de História adotado pelo Estado de São Paulo: 2014-2017
Contenido principal del artículo
Resumen
A presente pesquisa tem como objeto a análise dos efeitos da aplicação da Lei n.º 10.639/03 nos livros didáticos de História para o Ensino Médio. Pretendeu-se verificar se os componentes históricos das matrizes curriculares carregados de denotações ou de conotações racistas foram reformulados, alterados ou até mesmo banidos após a implantação da referida lei. O problema central é que, apesar da mudança nos conteúdos curriculares, a História do Brasil continua a ser narrada com a imposição da visão de mundo da classe dominante. Para a realização desta pesquisa foram trabalhadas, como categorias principais, conscientização/alienação e colonialidade/racialidade tendo como aportes teóricos Paulo Freire e Aníbal Quijano. A análise demonstrou que apesar dos avanços no ensino de história e cultura afro-brasileira, a partir da promulgação da Lei n.º 10.639/03, a racialidade do saber, presente na historiografia didática, não permite superar a perspectiva temporal da história que situa o negro como inferior.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
ADALBERTO, Príncipe da Prússia. Brasil: Amazonas-Xingu. Tradução de Eduardo de Lima e Castro. Brasília, DF: Conselho Editoria, 2002. (O Brasil visto por estrangeiros).
BRASIL.Lei n.º 10.639 de 09 de janeiro de 2003: altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 24 jun. 2014.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
COTRIM, G. História Global: Brasil e geral. 2. ed. Saraiva: São Paulo: 2013a. v. 1.
_____. História Global: Brasil e geral. 2.ed. Saraiva: São Paulo: 2013b. v. 2.
_____. História Global: Brasil e geral. 2. ed. Saraiva: São Paulo: 2013c. v. 3.
DEBRET, J.-B. Mercado da Rua do Valongo. In: _____. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. 3. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1954. (Biblioteca Histórica Brasileira, v. IV). p. 188-190. Disponível em: <https://outrora.info/index.php?title=Mercado_da_Rua_do_Valongo/Debret>. Acesso em: 15 dez. 2016.
_____. Uma senhora de algumas posses. Aquarela sobre papel, 16,2 x 26 cm. Rio de Janeiro, 1823. Disponível em:<http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/contrastes-sociais-brasil-colonia-debret/>. Acesso em: 15 dez. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, D. Palmares: a guerra dos escravos. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.
GORENDER, J. O escravismo colonial. 4. ed. São Paulo: Ática, 1985.
KORNIJESUK, N. A Guerra de Canudos e suas verdades. 31 ago. 2012. Disponível em: <http://guerradecanudos1896.blogspot.com.br/>. Acesso em: 5 nov. 2016.
MUNANGA, K.; GOMES, N.L. O negro no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Global, 2016.
PINSKY, J. A escravidão no Brasil. 16. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Eduardo (Org.). A colonialidade do saber eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, set. 2005. p. 227-278. (Colección Sur Sur).
RAMOS, A. As culturas negras no novo mundo. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
RAMOS, W.R. A representação dos negros na Guerra do Contestado no museu paranaense. Trabalho apresentado no XV Encontro Regional de História: 100 anos da Guerra do Contestado, Curitiba, 26 a 29 de julho de 2016. Disponível em: <http://www.encontro2016.pr.anpuh.org/resources/anais/45/1467942565_ARQUIVO_artigoanpuhRenewRamos.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.
SAES, D. A formação do estado burguês(1888-1891). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
SCALBERT, J. As três idades. Disponível em: <http://www.allposters.com.br/-sp/The-Three-Ages-posters_i4044753_.htm>. Acesso em: 15 dez. 2016.
TAVARES, M. História, Memória e esquecimento: identidades silenciadas. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; TAVARES, Manuel. Culturas, identidades e narrativas. São Paulo: Big Time, 2014. p. 73-113.