Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências

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Marcos Lopes de Souza
Anderson Ferrari

Resumen

Neste artigo enfocamos os incômodos sobre gênero e sexualidade apresentados por participantes de um subprojeto do Pibid de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma universidade federal mineira. O grupo era composto por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, licenciandas/os dos cursos de pedagogia, biologia, química e física e uma docente universitária da área de ensino de ciências. As inquietações trazidas pelo grupo nos encaminharam para perceber os investimentos feitos para o controle da sexualidade das crianças e o quanto a escola ainda tem se silenciado diante dos debates sobre sexualidade e quando opta por trazê-la, nas aulas de ciências, o enfoque ainda tem sido o da reprodução.


PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Ciências naturais. Ensino fundamental. Gênero. Sexualidade.

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Cómo citar
Souza, M. L. de, & Ferrari, A. (2019). Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências. Ensino Em Re-Vista, 26(1), 40–59. https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-2
Sección
Dossiê Educação em Ciências, relações de gênero e sexualidades: velhos conflitos

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