Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste artigo enfocamos os incômodos sobre gênero e sexualidade apresentados por participantes de um subprojeto do Pibid de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma universidade federal mineira. O grupo era composto por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, licenciandas/os dos cursos de pedagogia, biologia, química e física e uma docente universitária da área de ensino de ciências. As inquietações trazidas pelo grupo nos encaminharam para perceber os investimentos feitos para o controle da sexualidade das crianças e o quanto a escola ainda tem se silenciado diante dos debates sobre sexualidade e quando opta por trazê-la, nas aulas de ciências, o enfoque ainda tem sido o da reprodução.
PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Ciências naturais. Ensino fundamental. Gênero. Sexualidade.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA, L. B. Juventudes e Sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
ALTMANN, H. A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social. Educação em Revista.Belo Horizonte. n. 46, p. 287-310, dez. 2007.
AZEVEDO, S. M. M.M.; SOUZA, M. L. O ensino da sexualidade em um componente curricular específico: regulações e escapes. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.23, n.2, p.367-386, jul./dez./2016.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n° 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID e dá outras providências. D. O. U. de 25/06/2010.
CASTRO, R. P.; FERRARI, A. A “ideologia de gênero” e processos educativos nos discursos religiosos: efeitos de saber-poder-verdade. In: FERRARI, A.; CASTO, R. P. (orgs.). Diversidades sexuais e de gêneros: desafios e potencialidades de um campo de pesquisa e conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 75-99.
BRITZMAN, Deborah. “Curiosidade, sexualidade e currículo”, In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade, Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 85-111.
FELIPE, Jane. Construindo identidades sexuais na Educação Infantil. Páteo, v. 7, p. 56-58, 1999.
_____. “Erotização dos corpos infantis”. In: LOURO, Guacira et al. (org.). Corpo, gênero e sexualidade:um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 54-66.
FONSECA, Márcio Alves da. “Do incômodo da imagem à inquietação do pensamento”. Revista VERVE, n. 6, p. 47-58, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I:a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
_____. O cuidado com a verdade. In: MOTTA, Manoel de Barros da (org.). Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade e política. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 240-251.
FURLANI, Jimena. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, Guacira et al. (org.). Corpo, gênero e sexualidade:um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 67-82.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p.20-28, 2002.
MEYER, D. E.; SOARES, R. F. Modos de ver e se movimentar pelos “caminhos” da pesquisa pós-estruturalista em Educação: o que podemos aprender com –e a partir de –um filme. In: COSTA, M. V.; BUJES, M. I. E. (orgs.). Caminhos investigativos III:riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 23-44.
RIBEIRO, P.; MARQUES, M. Investigando os corpos nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Enseñanza de las Ciencias, número extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona, p. 970-974, 2009.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 20, n.02, p. 71-99, 1995.