A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG)
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho descreve e analisa a importância da utilização de grupos focais como ferramenta metodológica em pesquisas de Educação Ambiental e como essa técnica permitiu que discussões; trocas de experiências e compreensões de meio ambiente e Educação Ambiental aparecessem com base na interação entre os alunos participantes do projeto Escola Ecológica em Rede. O artigo menciona o uso de fotografias como dispositivo de fazer falar, possibilitando que o sujeito seja conduzido a produzir novas linguagens e a descrever sensações e sentimentos sobre aquilo que a fotografia representa. A pesquisa possui caráter qualitativo exploratório, sendo realizada no ano de 2013 em três escolas municipais de Uberaba/MG.
PALAVRAS-CHAVE: Grupo focal. Educação Ambiental. Fotografia.Â
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.