Formação continuada de professores de Física: resgatando a importância do contexto de atuação /Continuing training of physic's teacher: rescuing the importance of the context of action

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Sandro Rogério Vargas Ustra
Jesuína Lopes de Almeida Pacca

Resumen

Este artigo apresenta uma análise da atuação de um grupo de professores de Física de escolas públicas da Grande São Paulo, participantes de um programa de formação continuada. O objetivo das atividades desenvolvidas pelo grupo era o estudo do eletromagnetismo para a elaboração e  a implementação de planejamentos didáticos em sala de aula. Exploramos as relações entre o desenvolvimento profissional, a prática reflexiva e a inserção dos professores num contexto problemático e complexo que ocorre numa aula típica do ensino médio. Dessa forma, apresentamos e discutimos modelos de enfrentamento de problemas reais, estabelecendo relações entre o contexto da formação continuada e a construção de saberes relacionados ao desenvolvimento da autonomia e da profissionalidade docentes.


 

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Cómo citar
Ustra, S. R. V. ., & Pacca, J. L. de A. . (2016). Formação continuada de professores de Física: resgatando a importância do contexto de atuação /Continuing training of physic’s teacher: rescuing the importance of the context of action. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 333–345. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-6
Sección
Dossiê ensino de Física/Physics Teaching Dossier

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