Professores de física da rede estadual de ensino e suas práticas pedagógicas em física moderna e contemporânea / Physics teachers and their pedagogial pratices in modern and contemporary physics

Contenido principal del artículo

Ivanilda Higa
Tony Marcio Groch

Resumen

Uma das preocupações da área de pesquisa ensino de Física é a abordagem da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio (EM). A necessidade de que tais conteúdos sejam trabalhados nesse período da vida escolar também já é preconizada pelas próprias orientações curriculares, sejam as nacionais ou estaduais. Espera-se assim que, para além das pesquisas em ensino, esse movimento esteja também chegando à sala de aula. Apresentamos neste trabalho uma pesquisa realizada com professores de Física do EM na qual buscamos compreender se e como os educadores estão abordando tais conteúdos em suas salas de aula. Os instrumentos de pesquisa empírica utilizados foram: um questionário respondido por 25 professores e entrevistas do tipo semiestruturado com cinco professores selecionados, todos da rede estadual de ensino. Os referenciais que subsidiam o trabalho são os conceitos de cultura escolar de Forquin (1993) e a Teoria da Transposição Didática, de Chevallard (1997). Os resultados indicam que, apesar das dúvidas e dificuldades inerentes a todo processo de inovação educacional, os professores têm abordado esses conteúdos; alguns usam práticas didáticas bastante estruturadas, enquanto outros, inclusive, atingem a terapêutica didática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Higa, I., & Groch, T. M. (2016). Professores de física da rede estadual de ensino e suas práticas pedagógicas em física moderna e contemporânea / Physics teachers and their pedagogial pratices in modern and contemporary physics. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 281–298. https://doi.org/10.14393/10.14393/ER-v22n2a2015-3
Sección
Dossiê ensino de Física/Physics Teaching Dossier

Citas

BROCKINGTON, Guilherme. A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do ensino mé-

dio. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências). IF –FE - USP, São Paulo, 2005.

BROCKINGTON, G. e PIETROCOLA, M. Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna? Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n.3, p. 387-404, 2005.

CHEVALLARD, Y. La Tranposicón Didáctica. Del Saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1997. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3ª edição. Petropólis, RJ: Vozes, 2010. D’AGOSTIN, Aline. Física Moderna e Contemporânea: com a palavra professores de Ensino Médio. Dissertação

(Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1993.

GROCH, Tony Marcio. Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea: entre tradições e inova- ções. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

KARAM, R.A.S. et al. Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 105-114, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172007000100017

KIKUCHI, L.A. et al. Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma análise do que se tem discutido a respeito. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. IX ENPEC. Águas de Lindóia, SP, 2013.

LOCH, Juliana. Física Moderna e Contemporânea no planejamento dos professores de Física nas escolas públicas do Estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R. Tendências das pesquisas sobre o ensino da física moderna e contemporânea apresentadas no ENPEC. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, 2007.

OSTERMANN, F. e MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e con- temporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, mar. 2000.

______. Sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Inves- tigações em Ensino de Ciências, v.14, n.3, pp. 393-420, 2009.

PARANÁ/SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estadual da Educação Bá- sica. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 2008.

REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. Fenômenos e a introdução de física moderna e contemporânea no ensino mé- dio. Dissertação (Mestrado em Educação) UFSC, Florianopólis, 2001.

SAMAGAIA, R. e PEDUZZI, L. O. Q. Uma Experiência com o Projeto Manhattan no Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 259-276, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200008

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2° grau. Ca- derno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez.1992.

__________. Perspectivas para a inserção de física moderna na escola média. Tese (Doutorado em Educação), USP, São Paulo, 1994.