Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
Contenido principal del artículo
Resumen
Com a proposição de que "ensinar Ciências é ensinar a falar Ciências", procuramos mostrar os referenciais teóricos que dão as bases para o planejamento de Sequências de Ensino Investigativas na área de Física. Mostramos as pesquisas que o nosso grupo realizou sobre as Atividades Investigativas de Ensino de Física nos níveis ensino fundamental I e médio e relatamos algumas conclusões que obtivemos por meio dessas investigações.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
AMARAL, I. A. Currículo de Ciências na Escola Fundamental: a busca por um novo paradigma. In: BITTENCOURT,
A. B.; OLIVEIRA JUNIOR, W.M. Estudo, Pensamento e Criação. Campinas: Graf. FE, v.1, 2005, p.83-98.
CAPECCHI, M. C. M.; CARVALHO, A. M. P.; SILVA, D. Argumentação dos alunos e o discurso do professor em uma aula de Física. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v.2, n.2, 2000.
CAPECCHI, M. C. M.; CARVALHO, A. M. P. Atividades de Laboratório como Instrumentos para a Abordagem de Aspectos da Cultura Científica em sala de aula. Pro-Posições, v.17, n.1, p.137-153, 2006.
CAPECCHI, M.C.M. Aspectos da Cultura Científica em Atividades de Experimentação nas Aulas de Física.Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2004.
CARMO, A. B. Contemplando a cultura científica na sala de aula: um olhar sobre os alunos, dissertação de mes- trado. Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP, 2006.
CARVALHO, A. M. P. Os Estágios nos cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CASTRO, R. S. História e Epistemologia Da Ciência; Investigando Suas Contribuições Num Curso De Física De Segundo Grau. Dissertação de Mestrado apresentada à FEUSP. São Paulo, 1993.
CARVALHO, A. M. P.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; REY, R. C.; VANNUCCHI, A. I. Conhecimento Físico no
Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 1998.
CARVALHO, A. M. P.; OLIVEIRA, C.; SASSERON, L. H. SEDANO, L.; BATISTONI. Investigar e Aprender Ciências. São
Paulo: Sarandi, 2011.
CARVALHO, A.M.P.; SANTOS E. I.; AZEVEDO M.C.P.S.; DATE, M.P.SS.; FUJII, S.R.S. BRICCIA, V. Calor e temperatura:
um ensino por investigação. São Paulo: Editora da Física, 2014.
DRIVER, R.; NEWTON, P. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Paper prepared for presentation at the ESERA Conference, 2 – 6, September, 1997, Rome, 1997.
DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. The place of argumentation in the pedagogy of school science. Interna- tional Journal of Science Education, v. 21, n. 5, p. 556-576, 1999.
GONÇALVES, M. E. R. O Conhecimento Físico nas Primeiras Séries do Primeiro Grau. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Física e à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P., BUGALLO RODRIGUEZ, A; DUSCHL, R. A., “Doing the Lesson” or “Doing Science”:
Argument in High School Genetics”. Science Education, v.84, p.757-792, 2000.
KRESS, G.; OGBORN, J.; MARTINS, I. A Sattelite View of Language: Some lessons from science classrooms. Lan-
guage Awareness, v.7, n. 2, p.69-89, 1998.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção de fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Du- mará, 1997.
LAWSON A. E. How do humans acquire knowledge? And what does that imply about the nature of knowledge?
Science & Education, v.9. n.6, p. 577-598, 2000.
LAWSON, A. E. Using the learning cycle to teach biology concepts and reasoning patterns. Journal of Biology Education, v.35, n.4, p. 165-169, 2001.
LAWSON A. E. What does Galileo’s Discovery of Jupiter’s Moons Tell Us About the Process on Scientific Disco- very? Science & Education, v.11, p.1-24, 2002.
LAWSON A. E. T. Rex, the crater of doom, and the nature of scientific discovery. Science & Education, v.13, p.155-177, 2004.
LEMKE, J. L. Aprender a Hablar Ciencia: lenguaje, aprendizaje y valores. Espanha: Paidós, 1997.
LEMKE, J. Multiplying Meaning: Visual and Verbal Semiotics in Scientific Text. In: MARTIN, J. R. E.; VEEL, R. (Eds.)
Reading science: functional perspectives on discourses of science, London: Routledge, p. 87-113, 1998.
LEMKE, J. Multimedia literacy demands of the scientific curriculum. Linguistics and Education, v.10, n.3, p. 247- 271, 2000.
LEMKE, J. Teaching all the languages of Science: words, symbols, images and actions. Disponível em:
academic.brooklyn.cuny.edu/education/jlemke/sci-ed.htm>. Acesso em fev.2003.
LOCATELLI, R. J. O raciocínio hipotético preditivo e o pensamento proporcional no ensino de Ciências. Disserta- ção de mestrado. Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP, 2006.
MAGIE, W.F. Source Book In Physics. New York: Mcgraw-Hill, 1935.
NASCIMENTO, V. B. Visões de Ciências e Ensino por Investigação. Dissertação de mestrado. Faculdade de Edu- cação da USP, 2003.
OLIVEIRA, C. M. A. Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências. Tese apresentada à Faculdade de Educação da USP, 2009.
PACHECO, D. Um problema no ensino de Ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenôme- nos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v.10, n.19, pp. 63-81, jan./jun. 1996.
PADILHA, J. N. O uso das palavras e gestos durante a construção dos conceitos de sombra e reflexão nas aulas de conhecimento Físico. Dissertação de mestrado. Programa Interunidades em Ensino de ciências, USP, 2008.
PICCININI, C. L. Análise da comunicação multimodal na sala de aula de ciências: um estudo envolvendo o con- ceito de célula. Dissertação de mestrado, NUTES, UFRJ, 2003.
PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos/Edusp, 1977.
PIAGET, J.; GARCIA, R. Psicogénesis e Historia de las Ciencia, México: Siglo Veintiuno editors, 1984. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
REY, R. C. Um Estudo da Causalidade Física em Atividades de Ensino, Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2000.
ROTH, W. M.; LAWLESS, D. Science, Culture and Emergence of Language. Science & Education, v. 86, n. 3, p. 368-385, 2002.
SANTOS NETA, M. L. A Ciência Física: Ensino com enfoque na Literacia Científica. Dissertação de Mestrado. Curso
de Mestrado em Ciências da Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, 2013.
SASSERON, L. H. Em busca de influências culturais na investigação e na explicação de atividades de Conhecimen- to Físico por alunos indígenas. Programa de Pós—Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, USP, 2005.
SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no ensino Fundamental – Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. Tese apresentada à Faculdade de Educação da USP, 2008.
SASSERON, L. H.; NASCIMENTO, V. B.; CARVALHO, A. M. P. O uso de textos históricos visando a Alfabetização Científica. In: História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces. BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; SANTOS, R. N.; WOU, W. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
SEDANO, L. Compreensão Leitora nas Aulas de Ciências. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da USP, 2010.
TOULMIN S. E. Os Usos do Argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VIEIRA, R. D.; NASCIMENTO, S. S. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em salas de aula de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.26, n.1, p. 81-102, 2009. YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 4ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2010.