Temáticas socioambientais na formação de professores de Ciências: um estudo envolvendo a geração de resíduos de materiais plásticos
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Resumo
O presente artigo discute resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de licenciatura, com objetivo de investigar suas compreensões sobre aspectos químicos, sociais e ambientais que envolvem a geração e destinação de resíduos sólidos, especificamente os materiais plásticos. Utilizou-se como referencial teórico os conhecimentos do campo da Educação Ambiental em perspectiva crítica. A pesquisa ocorreu no curso de Química – Licenciatura de uma universidade federal mineira, no âmbito de uma disciplina optativa ambientalmente orientada, com a participação de seis licenciandos. A coleta de dados foi realizada em várias etapas, ao longo de uma sequência didática, envolvendo questionários, estudo de caso e atividade experimental. Os dados sugerem que os licenciandos desenvolveram compreensão geral dos aspectos tratados, mostrando predominância dos aspectos sociais e ambientais que envolvem a temática socioambiental abordada. Os dados evidenciaram a importância do desenvolvimento de atividades com temáticas socioambientais na formação inicial de professores.
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