Research as a pedagogical principle in the context of PROEJA

Main Article Content

Ana Sara Castaman
Lis Ângela De Bortoli
Angélica Tommasini

Abstract

This study aims to understand the fundamentals that guide the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF), in order to understand the conceptual bases of research as a pedagogical principle in the context of the Program for the Integration of Professional Education to High School in the Modality of Youth and Adult Education (PROEJA). It is characterized as exploratory and descriptive research, based on a qualitative and dialectic perspective and the bibliographic technique. It is organized in 02 (two) sections: a) it addresses the conceptual bases of the IF, emphasizing research as a pedagogical principle; b) presents the analysis of an account of teaching experience with research in the context of PROEJA. It is concluded that classroom research is inseparable from teaching. Thus, it is necessary to create effective spaces in PROEJA so that students can deal with elements inherent to research such as questioning, the construction of arguments, written production and dialogue.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Castaman, A. S. ., De Bortoli, L. Ângela ., & Tommasini , A. . (2021). Research as a pedagogical principle in the context of PROEJA . Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e060. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-60
Section
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

References

AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univale, 2015.

BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24/06/2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.htm. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm. Acesso em: 12 maio 2020.

BRASIL. Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: documento base. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 27 maio 2020.

BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: consulta pública em 2015. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: Conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

CASTAMAN; Ana Sara; HANNECKER, Lenir Antonio. Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC, Manaus, v. 3, n. 5, 2017.

CASTAMAN, Ana Sara. Plano de Ensino da Unidade Curricular de Recursos Humanos e Relações Interpessoais. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. 2019. Mimeo.

CASTAMAN, Ana Sara et al. Práticas pedagógicas inovadoras: considerações de experiências na educação profissional e tecnológica. VIII Anais do Evidosol/Ciltec (Edição 2019), Belo Horizonte, V. 8, n. 1, p. 01-07, nov. 2019.

CASTAMAN, Ana Sara; DE BORTOLI, Lis Ângela. Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, V. 23, n. 1, p. 32-44, jan./abr. 2020.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan-abr. 2003.

COUTINHO, Suzana Andréia Santos; MORAES, Lélia Cristina Silveira de. A formação continuada de professores que atuam no PROEJA: ouvindo os sujeitos envolvidos Formação Docente, Belo Horizonte, v. 07, n. 12, p. 65-82, jan./jun. 2015.

CRUZ, Jaqueline Zdebski da Silva; SZYMANSKI, Maria Lidia Sica. O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 445-465, jul./dez. 2012.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da Educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2015.

FRANZOI, Naira Lisboa et al. Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v 35, n. 1, p. 167- 186, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2003.

IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Projeto pedagógico de curso técnico em comércio: modalidade PROEJA. 2012. Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/PPC-PROEJA-em-Com%C3%A9rcio-2012.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Projeto Pedagógico Institucional. Disponível em: https://arquivo.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201226102555931ppi_versao_final.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Plano de desenvolvimento institucional 2019-2023. Aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 84, de 11 de dezembro de 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/07/PDI-FINAL-2018_Arial.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

LIMA, Valderez Marina do Rosário; GRILLO, Marlene Correro. A pesquisa em sala de aula. In: FREITAS, Ana Lúcia Souza de (Org.). A gestão da aula universitária na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 89-98.

MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009.

MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

MORAIS, Ariadiny Cândido. Prática pedagógica e formação dos professores da educação profissional na relação com concepções e princípios do PROEJA. 2015. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (org). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, p. 11-20.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PACHECO, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 4, n. 1, 2020, p. 1-19.

PERNAMBUCO, Marta Maria C. A. Significações e realidade: conhecimento. In: PONTUSCHKA, Nidia Nacib (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2002.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado, 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 14 maio 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA Integrada à Educação Profissional. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v 35, n. 1, p. 65- 86, 2010.

REHFELD, Waldi Orlando. Pesquisa como princípio pedagógico: implantação do componente seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw de Nova Ramada/RS. 2013. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1399/A%20Monografia%20Final%2010%20de%20Dezembro.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun. 2020.

THIOLLENT, Michel Jean Marie. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

VALER, Salete; BROGNOLI, Ângela; LIMA, Laura. A Pesquisa Como Princípio Pedagógico na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Constituição do Ser Social e Profissional. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 2785-2803, out./dez., 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (orgs.). Pedagogia universitária: a aula universitária em foco. Campinas (SP): Papirus, 2000. p. 161-191.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006.

VIEIRA, Josimar de Aparecido et al. Ensino com pesquisa na educação profissional e tecnológica: noções, perspectivas e desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 12, n. 29, p. 279-298, abr./jun. 2019.