Metodologias de ensino aprendizagem em anatomia humana

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José Wilson dos Santos
Roberto Bernardino Junior
Andréia Santos Narciso
Glauciane Silva Vilarinho
Gustano Lúcio Monteiro França

Resumo

Limitar o aluno a receber informações pelo processo de recepção, não atinge os objetivos requeridos pela educação atual, assim, faz-se necessário utilizar a problematização para tornar o aprendizado mais significativo. Propôs-se neste trabalho buscar outras estratégias de ensino para obter melhor aproveitamento do conteúdo ministrado e desmistificar a visão tradicionalista da transmissão do conhecimento. Assim, entremeou-se aulas teórico-práticas a outras estratégias de ensino, sendo elas: elaboração de casos clínicos; seminários e criação de modelos anatômicos; construção de dinâmicas de grupo em forma de jogos; elaboração de aulas práticas onde o aluno fosse o responsável por buscar seu conhecimento; avaliações teórico-práticas rápidas e em grupo semanalmente e aplicação de provas teórico-práticas convencionais. Para a avaliação da metodologia, aplicou-se aos alunos um instrumento de percepção subjetiva. Assim, notou-se que houve maior envolvimento dos alunos com a disciplina mas, no entanto, os mesmos ainda possuem uma visão arraigada sobre da formação do conhecimento.

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Como Citar
Santos, J. W. dos, Junior, R. B., Narciso, A. S., Vilarinho, G. S., & França, G. L. M. (2017). Metodologias de ensino aprendizagem em anatomia humana . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 364–386. https://doi.org/10.14393/v24n2a2017-04
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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