O ensino da sexualidade em um componente curricular específico: regulações e escapes /Teaching sexuality in a specific curriculum component: Regulations and escapes

Main Article Content

Suse Mayre Martins Moreira Azevedo
Marcos Lopes de Souza

Abstract

Este trabalho analisa os princípios que norteiam as práticas educativas em um componente curricular destinado ao ensino da sexualidade. A pesquisa foi desenvolvida em escolas municipais de Jequié-BA, local em que há uma disciplina nomeada Educação para Sexualidade compondo a parte diversificada da matriz curricular dos anos finais do ensino fundamental. O estudo foi realizado com 11 professoras que lecionam essa disciplina em nove escolas distintas. Para a produção dos dados,utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Quanto aos propósitos, a disciplina tem se pautado na vigilância dos adolescentes em relação ao sexo, negando os debates que envolvem as práticas sexuais, regulando os desejos e enfocando a correção dos pensamentos e atitudes relacionados à gravidez na adolescência e à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, discussões sobre gênero e diversidade sexual têm mobilizado as práticas de algumas docentes, apontando novas reconfigurações do ensino da sexualidade nesses espaços educativos. PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual. Ensino Fundamental. Práticas Educativas. 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Moreira Azevedo, S. M. M., & de Souza, M. L. (2016). O ensino da sexualidade em um componente curricular específico: regulações e escapes /Teaching sexuality in a specific curriculum component: Regulations and escapes. Ensino Em Re-Vista, 23(2), 367–386. https://doi.org/10.14393/ER-v23n2a2016-31
Section
DOSSIÊ