Utilização de maquetes na prática pedagógica para o ensino de biologia celular

Conteúdo do artigo principal

Tályta Carine da Silva Saraiva
Jorge Diniz de Oliveira

Resumo

A utilização de maquetes no ensino de Biologia oferece uma abordagem prática para compreender as estruturas celulares, promovendo uma visão abrangente da diversidade celular. Este estudo investiga os benefícios e desafios dessa estratégia, destacando seu impacto positivo na aprendizagem. Aplicada em uma turma de Biologia, a metodologia envolveu a construção de maquetes, estimulando a compreensão dos conceitos celulares e promovendo interação entre os alunos. Os resultados indicam que, apesar dos desafios, como a falta de experiência e a complexidade na criação das maquetes, a estratégia favorece a assimilação do conteúdo. Além disso, a interação entre os estudantes reforça o aprendizado colaborativo. Mesmo sem um laboratório convencional, a abordagem mostrou-se eficaz para suprir essa limitação. Conclui-se que o uso de maquetes é uma ferramenta pedagógica valiosa, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora que contribui significativamente para a educação científica.

Detalhes do artigo

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Saraiva, T. C. da S., & Oliveira, J. D. de. (2025). Utilização de maquetes na prática pedagógica para o ensino de biologia celular . Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-12. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-21

Referências

ARCHELA, R.S., CALVENTE, M.D. C.M.H. Ensino de Geografia: Tecnologias Digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina, PR: EDUEL. 2008.

ASSIS, R.A.; CARVALHO, Y.G.; LIMA, A.P.; OLIVEIRA, J.C. Biologia Celular: uma aplicação prática. Ciclo Revista, v. 1, n. 2, p. 1-2, 2016.

BETTIO, L. S.; MENDES, M. L; GOLÇALVES, R. G.; JESUS, W. A.; MACHADO, M. F. Utilização de maquetes 3D como recurso didático ao ensino de Biologia. Scientia Prima, v. 6, n. 1, p. 160-171, 2020.

BEZERRA, C. C. et al. Maquetes celulares como recurso didático para o ensino de biologia celular: uma experiência na residência pedagógica. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 9, p. 150-160, ago. 2022. ISSN 2527-0753. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2663. Acesso em: 16 fev. 2024.

BYUKUSENGE, C.; NSANGANWIMANA, F.; TARMO, A. Effectiveness of virtual laboratories in teaching and learning biology: a review of literature. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 21, n. 6, p. 1-17, 2022.

CAVALCANTE, B. L. LIMA, U. T. S. Relato de experiência de um estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Revista de Enfermagem e Saúde, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.

DA SILVA, A. A.; DA SILVA FILHA, R. T.; FREITAS, S. R. S. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota), v. 6, n. 3, p. 17-21, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v6n3p17-21

DANTAS, A. P. J. et al. Importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In: Congresso Nacional de Educação. 2016.

DE MORAIS, G. H.; MARQUES, R. C. P. A importância do uso de modelos didáticos no ensino de citologia. In: IV Congresso Nacional de Educação. 2017.

DUARTE, A. C. O.; SANTOS, L.C. Uso de modelos tridimensionais no ensino superior nas disciplinas de embriologia, citologia, genética e biologia molecular. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 12, pág. e590111235215-e590111235215, 2022.

ELIAS, F. G, M.; SIQUEIRA, P.A; SANTOS, M. L. Aplicação e avaliação de modelos didáticos: uma proposta para o ensino de célula no ensino fundamental. III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Pirenópolis, 2016.

ELIAS, M. A.; GORLA, G. C. S. L. Experiência interdisciplinar no ensino de biologia celular e desenho arquitetônico. ScientiaTec, v. 7, n. 2, 2020.

FRANÇA, J. P. R. Ensino de citologia: análise da influência de um modelo didático no ensino e na aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2019.

GALLÃO, M. I. et al. Jogo didático “síntese proteica” para favorecer a aprendizagem de biologia celular. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 2, p. 129-137, 2017.

GONÇALVES, A. S.; DIAS, V. B. Desafios e potencialidades na utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Citologia. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e198322-e198322, 2022.

GUERRA, L.; DALMASO, A. C.; SCHETINGER, M. R. C. O uso de maquete como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem na formação inicial de pedagogas/os. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e282985360-e282985360, 2020.

HELL, I. B.; MENDES, A. N. F.; MANCINI, K. . Modelos didáticos para ensino de Biologia Celular: possibilidades de inclusão.. In: GUIMARÃES, D. N.; CRISTOFOLETI, R. D. C.; PEROVANO, L. P. (Org.). Práticas inclusivas em foco . Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, , 2020. cap. 4. p. 47-48, ISBN: 978-65-88977-27-9. Disponível em: https://encontrografia.com/wp-content/uploads/2021/04/ebook-Praticas-Inclusivas-em-foco-1.pdf#page=47.

LAZAROWITZ, R.; NAIM, R. Learning the Cell Structures with Three-Dimensional Models: Students’ Achievement by Methods, Type of School and Questions’ Cognitive Level. Journal of Science Education and Technology, 22(4), 500–508. 2013.

MARQUES, K. C. D. Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.7, n.2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3177. Acesso em: 05 de julho de 2024.

PEDRA, R. R. et al. O uso da realidade virtual para enriquecer experiências de aprendizagem. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 3, p. e3400-e3400, 2024.

PEREIRA, R. J. B.; AZEVEDO, M. M. R.; SOUSA, E. T. F.; HAGE, A. X. Método tradicional e estratégias lúdicas no ensino de Biologia para alunos de escola rural do município de Santarém-PA. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 02, p. 106-123, 2020.

PROCÓPIO, A. P. C. et al. Métodos alternativos aplicados na aprendizagem de biologia celular e molecular. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 08, Vol. 07, pp. 135-163 .2019. ISSN: 2448-0959.

SANTANA, J. M.; SANTOS, C. B. O Uso de Modelos Didáticos de Células Eucarióticas como instrumentos facilitadores nas aulas de Citologia do Ensino Fundamental. Id on Line Rev. Mult. Psic., 2019, vol. 13, n. 45 SUPLEMENTO 1, p. 155-166. ISSN: 1981-1179.

SEPEL, L. M. N., LORETO, E. L. S. Estrutura do DNA em origami – Possibilidades didáticas. Genética na Escola. v. 2, n. 1, p. 3-5, 2007. Disponível em: https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Artigos/DNA/Estrutura%20do%20DNA...%20origami.pdf. Acesso em 19 fev. 24.

SILVA, A. A.; FILHA, R. T. S; FREITAS, S. R. S. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia (Biote Amazonie, Biota Amazonia, Amazonian Biota), v. 6, n. 3, p. 17-21, 2016.

SILVA, T. G.; MORBECK, L. L. B. Utilização de modelos didáticos como instrumento pedagógico de aprendizagem em citologia. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 594-608, 2019. DOI: https://doi.org/10.17921/1890-1793.2014v9n9p%25p.

SOUZA, D. D. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: Utilização de maquetes de células animais e vegetais no ensino de citologia. Versão On-line, Cadernos PDE. Vol. 1. ISBN 978-85-8015-076-6.

STELLA, L. F.; MASSABNI, V. G. Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 2, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v25n2/1516-7313-ciedu-25-02-0353.pdf. Acesso em: 04 julho. 2024.

VALENÇA, G. M.; ROCHA, I. C.; DA COSTA, A. E. M.; OLIVEIRA, M. A. A influência do uso de maquete como estratégia docente e recurso pedagógico no ensino das estruturas da célula eucarionte animal. Conexão Com Ciência, v. 3, n. 1, 2023.