Emílio e Emília: ou razão e sensibilidade na pauta das conversações

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Wilson Alves de Paiva

Resumo

O texto busca analisar o jogo entre a razão e a sensibilidade nas seguintes obras: o tratado de educação Emílio ou da educação, escrito pelo filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em forma de romance; e a obra Les conversations d’Émilie, escrita por Louise d’Épinay (1726-1783). Este foi escrito com o propósito de se contrapor àquele, mas não chega a desenvolver o tema com a mesma profundidade. O método para a análise foi o hermenêutico, com leitura estrutural e comparativa, chegando à conclusão que os dois se aproximam na questão da razão e da sensibilidade, ressalvadas as diferenças. Emilio não será ao final de sua formação um selvagem, mas um homem de conhecimento e razão; e Emilie será educada com vistas ao desenvolvimento da razão, mas resguardando a sensibilidade.

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Como Citar

Paiva, W. A. de. (2025). Emílio e Emília: ou razão e sensibilidade na pauta das conversações. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-18. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-20

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