A literacia científica em perspectiva: interseções entre o negacionismo científico e o ensino de ciências

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Tereza Santos Farias
Myrna Friederichs Landim de Souza
Leonardo Ferreira de Almeida

Resumo

Este trabalho se constitui como uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre pesquisas que levam em consideração a relação entre a literacia científica, o negacionismo científico e o ensino de ciências, a partir da análise de um corpus de 09 periódicos e 26 artigos, publicados entre 2013 e 2023. No que pese a multidimensionalidade do termo negacionismo científico, nos interessa compreender o alcance dos seus efeitos no ensino de ciências, apoiadas na literatura. Os resultados permitiram observar que o ensino de ciências pode ser potencializado com a perspectiva da literacia científica, e as aproximações da literacia cientifica com pensamento crítico e abordagem investigativa surgem como claros apontamentos a serem incorporados nos procedimentos e práticas de ensino. No entanto, cabe a reflexão sobre quais os caminhos necessários para que as orientações e diretrizes curriculares, encontrem condições apropriadas para a sua efetiva implementação no coração das políticas educacionais, que são as escolas.

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DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Farias, T. S., Souza, M. F. L. de, & Almeida, L. F. de. (2025). A literacia científica em perspectiva: interseções entre o negacionismo científico e o ensino de ciências. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-25. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-17

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