Ensino da Ginástica nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo faz parte de um estudo de abrangência nacional que analisou o ensino da Ginástica nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, e o perfil dos(as) docentes responsáveis por essa atividade. Nesse recorte apresentamos os resultados relativos ao estado de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa documental revisamos os sites oficiais das IES e posteriormente, o currículo das/dos docentes. Analisamos os sites das 11 instituições e por meio de uma consulta via o e-mail dos(as) coordenadores(as), elencamos os(as) docentes responsáveis pelo ensino das disciplinas de Ginástica no ano de 2020. Tal levantamento nos permitiu estabelecer uma relação entre quem leciona, estuda, pesquisa e produz conhecimento na área da Ginástica, juntamente com a importância desses especialistas nas disciplinas. Apesar de ser a minoria, o estado de Minas Gerais possui alguns(algumas) docentes com atuação especializada e prolongada, nucleando o desenvolvimento da Ginástica e ofertando uma representatividade significativa no estado.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Como Citar
Referências
AMBROSIO, Marcus Vinícius Bonfim; AMBROSIO, Margareth de Paula; MORAIS, Carina Oliveira de; ZILLER, Carla Degani de Araújo; TEIXEIRA, Patrícia Macedo; REZENDE, Roberta de Moraes. Ginástica para todos na região metropolitana de Belo Horizonte: influência de um esporte não competitivo na melhoria da qualidade de vida de seus praticantes. Corpoconsciência. Cuiabá, MT, vol. 24, n. 01, p. 108-193, jan./abr., 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9868. Acesso em: 17 de junho de 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRAGÁN, Teresa Ontañón; RODRIGUES, Gilson Santos; SPOLAOR, Gabriel da Costa; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Pensar a prática, Goiânia, v. 19, n.1, jan/mar.2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857. Acesso em: 17 de junho de 2024.
BENTO-SOARES, Daniela; LOCCI, Bruna; DOMINGOS, Maria Gabriela; BORTOLETO, Marco; SCHIAVON, Laurita. Ensino, pesquisa e extensão em ginástica na região sul do Brasil: desenvolvimento e potencial crescimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.75796. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75796 . Acesso em: 30 ago. 2024.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade:
tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes.
Petrópolis: Vozes, 2014.
BEZERRA, Liudmila de Andrade; FARIAS, Gelcemar Oliveira; FOLLE, Alexandra; BEZERRA, Jorge. Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas. Rev. Educ. Fís./UEM, v.25, n.4, p.663-673, 4. Trim. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/93xLzQbJF6bs56wBNkwCFst/. Acesso em: 17 de junho de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final.
Brasília, 2017. Acesso em: 17 de junho de 2024. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 de junho de 2024.
CARBINATTO, Michele; MOREIRA, Wagner; CHAVES, Aline; SANTOS, Suziane; SIMÕES, Regina. Campos de atuação em ginástica: estado da arte nos periódicos brasileiros. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 917–928, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.61648. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/61648 . Acesso em: 30 ago. 2024.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
LIMA, Letícia Bartolomeu de Queiroz; MURBACH, Marina Aggio; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; NUNOMURA, Myrian; SCHIAVON, Laurita Marconi. A produção acadêmica em Ginástica na Pós-Graduação em Educação Física das Universidades estaduais de São Paulo. R. bras. Ci. e Mov 2016;24(1): 52-68. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6007 Acesso em: 17 de junho de 2024.
MARIANO, Misma Lima; PARENTE, Maria Larissy da Cruz; XAVIER JUNIOR, Jayme Félix; MOURA, Diego Luz. O ensino da ginástica na Educação Física: uma revisão sistemática. Motrivivência, (Florianópolis), v. 31, n. 60, p. 01-17, outubro/dezembro, 2019. Universidade Federal de Santa Catarina. 15 ISSN 2175-8042. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58284. Acesso em 22 de novembro de 2022.
MENEGALDO, Fernanda Raffi; SCHIAVON, Laurita Marconi; PATRÍCIO, Tamiris Lima; MILANI, Camila Sanchez; OLIVEIRA, Hugo Lopes de; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Formação e atuação docente em ginástica nas universidades públicas da região norte do brasil. Arquivos em Movimento. v. 18, n. 1, p. 269-288, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/50768. Acesso em: 17 de junho de 2024.
MILANI, Camila Sanchez; BENTO-SOARES, Daniela; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica: a produção dos estudantes de graduação e especialização da faculdade de educação física da Unicamp 1985-2014. Coleção Pesquisa em Educação Física - Vol. 14, n. 3, 2015.
OLIVEIRA, Lucas Machado de; PIRES, Ademir Faria; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. A ginástica como tema de investigação nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1980-2020). Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2021, v. 43. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/Xjnzy4LVW4GHvX99xcDKVjz/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 17 de junho de 2024.
OLIVEIRA, Maurício Santos; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SOUZA, Cíntia Moura de; LIMA, Helaine Cristina Ferreira; TANAN, Danielle Lopes; ANTUALPA, Kizzy Fernandes. Pesquisa em ginástica: a produção da Pós-gradução da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Conexões. Campinas, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637785 Acesso em: 17 de junho de 2024.
PAOLIELLO, Elizabeth et al. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PERES, Fabio Faria; MELO, Victor Andrade de. A introdução da ginástica nos clubes do Rio de Janeiro do século XIX. Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 471-493, abr./jun. de 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br//index.php/Movimento/article/view/41602. Acesso em: 17 de junho de 2024.
RAZEIRA, Maurício Berndt; PEREIRA, Flávio Medeiros; MACHADO, Carla Rosane Carret; RIBEIRO, José Antônio Bicca; AFONSO, Mariângela da Rosa. A ginástica nos cursos de licenciaturas em educação física nas universidades federais do Rio Grande do Sul. J. Phys. Educ. v. 27, e-2749, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30031. Acesso em: 17 de junho de 2024.
RINALDI, Ieda Parra Barbosa. A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em Educação Física: encaminhamentos para uma estruturação curricular / Ieda Parra Barbosa Rinaldi. 2004. 232f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/335177. Acesso em: 02 de setembro de 2024.
RINALDI, Ieda Parra Barbosa; PAOLIELLO, Elizabeth. Saberes ginásticos necessários à formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma estruturação curricular. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 29, n. 2, p. 227-243, jan. 2008. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/127. Acesso em: 30 de novembro de 2022.
SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A ginástica vai à escola. Movimento, Rio Grande do Sul, v. 13, n. 3, jul./ago./set. 2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572. Acesso em: 11 out. 2012.
SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas-SP: Autores associados, 1998.
TOLEDO, Eliana de. A legitimação da ginástica de academia na modernidade: um estudo da década de 1980. 2010. 257 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
VINUTO, Juliana. Temáticas. Campinas, 22, (44): 203-220, ago/dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977. Acesso em: 02 de setembro de 2024.