Infâncias na Cultura Digital: desafios para a Educação Infantil

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Silvana de Medeiros da Silva
Mariangela Momo

Resumo

Neste artigo, analisa-se, por meio de narrativas orais infantis, como a Cultura Digital produz as infâncias na contemporaneidade a partir das experiências em telas e os reflexos para a Educação Infantil. A metodologia se insere no campo da pesquisa qualitativa com crianças, tendo como procedimento a observação participante e a conversação com uso de gravação de voz na rotina da pré-escola de um grupo de crianças (cinco e seis anos de idade). As análises demonstram que as crianças vivem diversas experiências por meio de telas atreladas ao entretenimento fora do âmbito escolar, que afetam suas infâncias nos modos de aprender, de interagir e de brincar demandando para o campo da Educação Infantil repensar as práticas pedagógicas se alinhando as novas configurações das infâncias.

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DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Silva, S. de M. da, & Momo , M. (2025). Infâncias na Cultura Digital: desafios para a Educação Infantil. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-24. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-13

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