Avaliação da aprendizagem em História: tendências e perspectivas

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Ana Paula Giavara
Nayara Silva de Carie

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como as investigações científicas na área de ensino de História têm contemplado o tema da avaliação da aprendizagem na disciplina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do estado da arte em publicações periódicas e acadêmicas (dissertações e teses) que contemplam estudos sobre o tema, as quais foram desenvolvidas no período de 2000 a 2020. A análise dos dados apontou que a discussão sobre a avaliação da aprendizagem em História no Brasil é recente e está em desenvolvimento. Ela se concentrou nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, na Região Sudeste do país. Buscou uma aproximação com as aulas de História e indicou a permanência de métodos tradicionais de aferição de conteúdos conceituais na disciplina. Apontou para a necessidade de estudos sobre avaliação que articulem diferentes epistemologias ligadas aos campos da avaliação, da Pedagogia das Competências e do ensino de História.

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Como Citar

Giavara, A. P., & Carie, N. S. de. (2025). Avaliação da aprendizagem em História: tendências e perspectivas. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-25. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-11

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