O ensino do suporte básico de vida na escola: um apontamento em contexto europeu
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino do suporte básico de vida (SBV) nas escolas é crucial para capacitar os alunos a agirem em situações de emergência. Diversos estudos destacam a eficácia do treino de professores, que se tornam multiplicadores do conhecimento em SBV. Este estudo de natureza documental, enquadra o SBV em cinco países europeus que legislaram o seu ensino na escola e carateriza as metodologias de ensino e de avaliação. Os resultados apontam para a melhoria das habilidades dos alunos na identificação de situações de emergência e na ativação dos serviços de emergência. Além disso, a disseminação do conhecimento em SBV contribui para fortalecer a cadeia de sobrevivência e salvar vidas. Conclui-se que a educação em SBV nas escolas é essencial para formar cidadãos preparados para agir em situações críticas, promovendo a segurança e o bem-estar da comunidade.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Como Citar
Referências
AABERG, A., LARSEN, C., RASMUSSEN, B., HANSEN, C. Basic life support knowledge, self-reported skills and fears in danish high school students and effect of a single 45-min training session run by junior doctors; a prospective cohort study. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, v. 22, n. 24, p. 1-6, 2014. DOI: https://doi.org/10.1186/1757-7241-22-24.
AHA – AMERICAN HEART ASSOCIATION. Guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Part 6: resuscitation education science, 2020. Available at: https://cpr.heart.org/en/resuscitation-science/cpr-and-ecc-guidelines/resuscitation-education-science. Accessed on: October 6, 2023.
BOHN, A.; LUKAS, R. P.; BRECKWOLDT, J.; BÖTTIGER, B. W. Kids save lives: why schoolchildren should train in cardiopulmonary resuscitation. Current Opinion in Critical Care, v. 21, p. 220-25, 2015. DOI: https://doi.org/10.1097/MCC.0000000000000204.
BOLLIG, G.; MYKLEBUST, A. G.; ØSTRINGEN, K. Effects of first aid training in the kindergarten-a pilot study. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, v. 19, n. 13, p. 2-7, 2011. DOI: https://doi.org/10.1186/1757-7241-19-13.
BONÉ, M.; LOUREIRO, M. J.; BONITO, J. Suporte básico de vida nas escolas. O relato da evidência. Holos, v. 6, n. 36, e8959, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.8959.
BONITO, J. et al. Metas curriculares. Ensino básico. Ciências naturais. 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos. Ministério da Educação e Ciências – Direção-Geral da Educação, 2013. Available at: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_cn_metas_curriculares_5_6_7_8_ano_0.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
BONITO, J. et al. Metas curriculares. Ensino básico. Ciências naturais 9.º ano. Ministério da Educação e Ciências – Direção-Geral da Educação, 2014. Available at: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/metas_curriculares_ciencias_naturais_9_ano_0.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
BONITO, J. (2018). Aprender soporte vital básico en la formación ciudadana en Portugal. In: PÉREZ-FUENTES, M. C. et al., comps., Avances de la investigación en salud a largo del ciclo vital, vol. 2, p. 251-7. ASUNIVEP. Available at: http://hdl.handle.net/10174/23666. Accessed on: October 6, 2023.
BONITO, J. Cidadania com socorrismo. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 17, p. 63-84, 2021. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12887.
BÖTTIGER, B. et al. Kids save lives. School children education in resuscitation for Europe and the world. European Journal of Anaesthesiology, v. 34, p. 792-796, 2017. DOI: https://doi.org/10.1097/EJA.0000000000000713.
CASON, C. L. et al. Innovations in basic life support education for healthcare providers: improving. Journal for Nurses in Staff Development, v. 25, n. 3, p. E1-13, 2009. DOI: https://doi.org/10.1097/NND.0b013e3181a56f92.
CUIJPERS, P. et al. Medical students and physical education students as CPR instructors: an appropriate solution to the CPR - instructor shortage in secondary schools? Netherlands Heart Journal, v. 24, n. 7-8, p. 456-61, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s12471-016-0838-2.
DGE – DIREÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens essenciais. 9.º ano. 3.º ciclo do ensino básico. Ciências naturais, 2018a. Available at: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/ciencias_naturais_3c_9a_ff.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
DGE – DIREÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens essenciais. 6.º ano. 2.º ciclo do ensino básico. Ciências naturais. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação – Direção-Geral da Saúde, 2018b. Available at: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/6_ciencias_naturais.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
DRG – DANSK RÄD FOR GENOPLIVNING. Kurser. Genoplivningskursus, s.d. Available at: https://genoplivning.dk/for-skoler/. Accessed on: October 6, 2023.
ERC – EUROPEAN RESUSCITATION COUNCIL. Kids save lives – Training school children in cardiopulmonary resuscitation worldwide is now endorsed by the world health organization (WHO). Resuscitation, v. 94, p. A5-A7, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.005.
ERC – EUROPEAN RESUSCITATION COUNCIL. Kids save lives – Declaración del ERC sobre la formación de escolares en RCP “Manos que ayudan – Formar a niños y niñas es formar para la vida, 2016. Available at: https://www.erc.edu/sites/5714e77d5e615861f00f7d18/content_entry58c973e64c84865d39d317f9/5bb60d8f4c84860815e4d198/files/KidsSaveLives_Statement_Spanish.pdf?1538657788. Accessed on: October 6, 2023.
FINKE, S. R. et al. Gender aspects in cardiopulmonary resuscitation by schoolchildren: A systematic review. Resuscitation, v. 125, p. 70-8, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2018.01.025.
FONSECA, F. et al. Basic life support knowledge of secondary school students in cardiopulmonary resuscitation training using a song. International Journal of Medical Education, v. 7, p. 237-241, 2016. DOI: https://doi.org/10.5116/ijme.5780.a207.
GALA, C. Competência dos alunos em SBV: Estudo comparativo entre o 9º ano e o 12.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu), 2014. Available at: http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2550. Accessed on: March 26, 2024.
GREIF, R. et al. European resuscitation council guidelines for resuscitation 2015: Section 10. Education and implementation of resuscitation. Resuscitation, v. 95, p. 288-301, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.032.
GREIF, R. et al. European resuscitation council guidelines 2021: Education for resuscitation. Resuscitation, v. 161, p. 388-407, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.02.016.
HILL, K. et al. Objective assessment of cardiopulmonary resuscitation skills of 10-11-year-old schoolchildren using two different external chest compression to ventilation ratios. Resuscitation, v. 80, n. 1, p. 96-9, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2008.08.005.
IFRC – INTERNATIONAL FEDERATION OF RED CROSS AND RED CRESCENT SOCIETIES. International first aid and resuscitation guidelines 2016, 2016. Available at: https://www.ifrc.org/Global/Publications/Health/First-Aid-2016-Guidelines_EN.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
ISBYE, D. L. et al. Disseminating cardiopulmonary resuscitation training by distributing 35,000 personal manikins among schoolchildren. Circulation, v. 116, n. 12, p. 1380-85, 2007. DOI: https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.107.710616.
ISERBYT, P.; BYRA, M. The design of instructional tools affects secondary school students’ learning of Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) in reciprocal peer learning: A randomized controlled trial. Resuscitation, v. 84, n. 11, p. 1591-1595, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.06.023.
ISERBYT, P.; CHARLIERB, N.; MOLS, M. Learning basic life support (BLS) with tablet PCs in reciprocal learning at school: Are videos superior to pictures? A randomized controlled trial. Resuscitation, v. 85, n. 6, p. 809-813, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2014.01.018.
KANSTAD, S.; NILSEN, K.; FREDRIKSEN, K. CPR knowledge and attitude to performing bystander CPR among secondary school students in Norway. Resuscitation, v. 82, n. 8, p. 1053-59, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2011.03.033.
LOREM, T.; PALM, A.; WIK, L. Impact of a self-instruction CPR kit on 7th graders’ and adults’ skills and CPR performance. Ressuscitation, v. 79, p. 103-8, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2008.04.030.
LUKAS, R. P., et al. Kids save lives: a six-year longitudinal study of schoolchildren learning cardiopulmonary resuscitation: Who should do the teaching and will the effects last? Resuscitation, v. 101, 35-40, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2016.01.028.
MARTINS, M. Revisão bibliográfica. Outcome da paragem cardíaca, intra e extra hospitalar, 2014, 30 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade do Porto, Porto, 2014. Available at: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/76589/2/32690.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
MARTINS, G. O. et al. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação, 2017. Available at: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
MEISSNER, T. M.; KLOPPE, C.; HANEFELD, C. Basic life support skills of pre-primary and postcardiopulmonary resuscitation students: a longitudinal investigation. Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, v. 20, n. 31, p. 20-31, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1757-7241-20-31.
MENJS - MINISTÈRE DE L'EDUCATION NATIONALE DE LA JEUNESSE ET DES SPORTS. Formation aux premiers secours et gestes qui sauvent, 2020. Available at: https://www.education.gouv.fr/formation-aux-premiers-secours-et-gestes-qui-sauvent-11561. Accessed on: October 6, 2023..
MIRÓ, Ò. et al. Teaching basic life support to 12–16 years olds in Barcelona schools: Views of head teachers. Training and Educational Paper, v. 70, n. 1, p. 107-116, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2005.11.015.
MIUR – MINISTERO DELL’INSTRUZIONE DEL’UNIVERSITÀ E DELLA RICERCA. Primo soccorso a scuola. Percorso formativo per le studentesse e gli studenti, s.d. Available at: http://www.salute.gov.it/imgs/C_17_pubblicazioni_2658_allegato.pdf. Accessed on: October 6, 2023.
MONSIEURS, K. G. et al. European resuscitation council guidelines for resuscitation 2015. Resuscitation, v. 95, p. 1-80, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitations.2015.07.038.
NIELSEN, A. M. et al. Can mass education and a television campaign change the attitudes towards cardiopulmonary resuscitation in a rural community? Scandinavian Journal of Trauma, Resuscitation and Emergency Medicine, v. 21, p. 21-39, 2013. DOI https://doi.org/10.1186/1757-7241-21-39.
PETRIĆ, J. et al. Students’ and parents’ attitudes toward basic life support training in primary schools. Croatian Medical Journal, v. 4, p. 376-80, 2013. DOI: DOI: https://doi.org/10.3325/cmj.2013.54.376.
PLANT, N.; TAYLOR, K. How best to teach CPR to schoolchildren: A systematic review. Resuscitation, v. 84, n. 4, p. 415-21, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2012.12.008.
PLOTNIKOFF, R.; MOORE, P. Retention of cardiopulmonary resuscitation knowledge and skills by 11 and 12‐year‐old children. The Medical Journal of Australia, v. 15, n. 6, p. 296-302, 1989. DOI: https://doi.org/10.5694/j.1326-5377.1989.tb136488.x.
RCUK – RESUSCITATION COUNCIL UNITED KINGDOM. CPR in schools, 2021. Available at: https://www.resus.org.uk/public-resource/cpr-schools. Accessed on: October 6, 2023.
SCHMOLZER, G. M. et al. Supraglottic airway devices during neonatal resuscitation: an historical perspective, systematic review and meta-analysis of available clinical trials. Ressuscitation, v. 84, v. 6, p. 722-30, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2012.11.002.
SEMERARO, F. et al. Kids save lives implementation in Europe: A survey through the ERC research NET. Resuscitation, v. 107, p. e7-e9, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2016.08.014.
SEMERARO, F. et al. Kids (learn how to) save lives in the school with the serious game relive. Resuscitation, v. 116, p. 27-32, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2017.04.038.
TONER, P. et al. Teaching basic life support to schoolchildren using medical students and teachers in a “peer-training” model-results of the “ABC for life” programme. Resuscitation, v. 75, n. 1, p. 169-75, 2007. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2007.08.009.
TREVISANUTO, D. et al. Supreme laryngeal mask airway versus face mask during neonatal resuscitation: A randomized controlled trial. The journal of pediatrics, v. 167, n. 2, p. 286-91, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2015.04.051.