Dança e saberes afrodiaspóricos: sequência didática e a interface com o corpo-território

Conteúdo do artigo principal

Igor de Souza R. Rezende
Marcelo Paraiso Alves

Resumo

O presente trabalho objetivou visibilizar a Sequência Didática de Dança para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho teve como produção central um material didático no formato de Sequência Didática (SD), tendo os saberes afrodiásporicos como proposta de intervenção nas aulas de Dança. A referida SD é direcionada a docentes que desejam problematizar uma educação antirracista com educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material foi aplicado em uma escola municipal no interior do Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente o estudo seguiu por duas ações complementares: primeiro, a pesquisa de revisão, com a finalidade de discutir a pedagogia da encruzilhada, como proposição para a educação básica; segundo, a pesquisa de campo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Volta Redonda – RJ. Consideramos que a experiência social permitiu problematizar a educação antirracista com os(as) educandos abrindo brechas e fissuras na ordem dominante.

Detalhes do artigo

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Rezende, I. de S. R., & Alves, M. P. (2025). Dança e saberes afrodiaspóricos: sequência didática e a interface com o corpo-território. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-26. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-03

Referências

ANTONACCI, Maria Antonieta África/Brasil: Corpos, tempos e histórias silenciadas. Revista Tempo e Argumento. Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis vol. 1, núm. 1. p. 46-67, 2009. Disponível em: Redalyc África/Brasil: Corpos, tempos e histórias silenciadas.

BARCELOS, Gabrielle Santos. Danças afro e suas sensíveis significações. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul. 2018.

CARVALHO, Janete Magalhães. A formação de professores como rede de conversações: por um devir-docência. In OLIVEIRA, Inês Barbosa; REIS, Graça. Pesquisas com formação de professores: rodas de conversa e narrativas de experiências. 1 ed. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2017.

CECCHETTO, Fátima; MONTEIRO, Simone; VARGAS, Eliane. Sociabilidade juvenil, cor, gênero e sexualidade no Baile Charme Carioca. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 454-473, ago. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742012000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 jun. 2024.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

COUTINHO, Paulo Roberto de Oliveira; Rocha, Inês de Almeida. “Funk não é música”: faces da diferença, diversidade e discriminação. OPUS, v. 27, n.3, 13, 2021.

CUSTÓDIO, D.; OLIVEIRA, L.; VALE, F. Quando eu for humano: A Desumanização Do Negro Nas Animações. Revista intercom, v. 6, n. 3, 2020. Acesso em: 06/04/2023. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0492-1.pdf.

FERREIRA, J. M. de P.; TELES, G. A.; ARAÚJO, R. L. de. A Lei 10.639/03 como orientação político-pedagógica para uma educação antirracista na escola: Possibilidades para decolonização do currículo. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023014, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17939. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17939. Acesso em: 5 set. 2024.

GUINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

KLAUCK, Paula; ZUBARAN, Maria Angélica. Representações racializadas do personagem negro" Pimpo" em histórias em quadrinhos da revista infantil Cacique. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 1, n. 19, 2021. Acesso em: 09/07/2023. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ic/article/view/7059.

MALDONADO, Daniel Teixeira e NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na Educação Básica: resistências e transgressões na prática político-pedagógica. 2021, Anais. Porto Alegre: CBCE, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/14471/7837. Acesso em: 07 maio. 2024.

MIRANDA, M. R. O. D. Viaduto de Madureira: uma análise sobre o baile charme carioca. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro. 2019

MIRANDA, Eduardo Oliveira. Corpo-território & educação decolonial: proposições afro-brasileiras na invenção da docência. Salvador: EDUFBA, 2020.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Editora Perspectiva SA, 2016.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 15-40, abr. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982010000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 abr. 2024.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012

PORTO, Liana Barcelos; SILVA, José Rodolfo Lopes da; SOUSA, Nilcelio Sacramento de. A implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas públicas brasileiras: desafios e perspectivas para a promoção de uma educação antirracista. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 768–793, 20 nov 2023. Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21537. Acesso em: 4 abr. 2024.

RODRIGUES, Priscila de Oliveira. A Organização pedagógica do ensino da dança no programa mais educação. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Sergipe. Sergipe. 2015.

RUFINO Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula editorial, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Críticas à razão indolente: contra o desperdício de experiências. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura de Souza. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. In: Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SILVA, Sara Gabriella Ferreira Barbosa da. A Dança no TikTok: um habitus de aprendizagem pela repetição na tecnologia. Orientador: Makarios Maia Barbosa. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores civilizatórios afro-brasileiros na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Salto para o Futuro, 2005. Disponível em: https://culturamess.files.wordpress.com/2012/01/valoresafrobrasileiros.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.