Dança e saberes afrodiaspóricos: sequência didática e a interface com o corpo-território
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Resumo
O presente trabalho objetivou visibilizar a Sequência Didática de Dança para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho teve como produção central um material didático no formato de Sequência Didática (SD), tendo os saberes afrodiásporicos como proposta de intervenção nas aulas de Dança. A referida SD é direcionada a docentes que desejam problematizar uma educação antirracista com educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material foi aplicado em uma escola municipal no interior do Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente o estudo seguiu por duas ações complementares: primeiro, a pesquisa de revisão, com a finalidade de discutir a pedagogia da encruzilhada, como proposição para a educação básica; segundo, a pesquisa de campo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Volta Redonda – RJ. Consideramos que a experiência social permitiu problematizar a educação antirracista com os(as) educandos abrindo brechas e fissuras na ordem dominante.
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