Fanficando novos universos: ensino da produção escrita de fanfics para o desenvolvimento dos multiletramentos em contexto de Educação onLIFE

Conteúdo do artigo principal

Kári Lúcia Forneck
Larissa Damiris Lopes Franco
Sofia Sheid Wolmeister
Lucimara Fiorese

Resumo

Por meio de uma abordagem de natureza translacional, neste texto apresentamos um relato de experiência didática, em que se explorou o ensino da produção de textos, tendo como fundamentos as concepções de multiletramentos e de educação onLIFE. Para tanto, foram propostas três oficinas destinadas a estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Em cada edição, os alunos foram incentivados a produzir fanfictions, explorando o potencial criativo e imaginativo da produção escrita em ambiente digital. Evidenciamos dificuldades dos participantes em se desprender das histórias originais e desconstruir elementos já definidos de enredos previamente conhecidos. Ainda, constatamos que, mesmo tendo vivido experiências de interação digital durante a pandemia, há fragilidades no processo de aprendizagem dos multiletramentos. Apesar das dificuldades, as oficinas oportunizaram um ambiente de aprendizado e experimentação, surgindo como uma potencial maneira de ensinar a escrita, alinhada aos interesses dos alunos e preparando-os para os desafios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lúcia Forneck, K., Damiris Lopes Franco, L., Sheid Wolmeister, S., & Fiorese, L. (2024). Fanficando novos universos: ensino da produção escrita de fanfics para o desenvolvimento dos multiletramentos em contexto de Educação onLIFE . Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-48
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasil: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jul. 2023.

CARNAZ, M. E. Da criatividade à escrita criativa. 2013, 133f. Dissertação (Mestrado em Didática da Língua Portuguesa) - Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2013.

COLOMBO, M. C.; ANJOS, D. A. S.; ANTUNES, J. R. Pesquisa translacional em ensino: uma aproximação. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 51-70, 2019. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.377

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 164-195. 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/15544800903076044

DE BONO, E. Os seis chapéus do pensamento. Rio de Janeiro, Sextante, 2008.

FÉLIX, T. C. O. Dialogismo no universo fanfiction uma análise da criação de fã a partir do dialogismo Bakhtiniano. Revista Ao pé da Letra, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 119-133, 2008.

FORNECK, K. L.; FIORESE, L.; BENINI, E. L. Jornada de Estudos para Educação onLIFE: um Relato de Experiência. EaD em Foco, [S.l.], v. 12, n. 2, 8 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1754

GARRIDO, B.; LIMA, E. De fanáticos a protagonistas: a escrita de fã na subcultura real person Fic. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 26, n. 78, 2020.

GRAY, J.; SANDVOSS, C.; HARRINGTON, L. Fandom: identities and communities in a mediated world. New York: New York University Press, 2007.

HOWE, S. Marvel Comics: A história secreta. São Paulo: Leya, 2013.

JAMISON, A. Fic: por que a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Learning and new media. In: SCOTT, D.; HARGREAVES, E. (Ed.). The Sage handbook of learning. Thousand Oaks, CA: Sage, 2015. p. 373-387.

SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R. S. Educação onLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, [S.l.], v. 36, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120

SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; PALAGI, A. M. M. O habitar do ensinar e do aprender onLIFE: vivências na educação contemporânea. In: SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; BITTENCOURT, J. R.; PALAGI, A. M. M. (Org.). O habitar do ensinar e do aprender onLIFE: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021. p. 15-34.

VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005.