O vocabulário em língua inglesa como proposta de aprendizagem significativa no Ensino Fundamental: um estudo de caso

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Isabella Marcela Teixeira Laborda Mendes
Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Marta de Faria e Cunha Monteiro

Resumo

Este estudo apresenta a avaliação de uma proposta de ensino de vocabulário em língua inglesa, para o Ensino Fundamental II, com foco na aprendizagem significativa. A pesquisa tem como aporte teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa e os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir da realização de três diagnósticos, pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio, cuja análise contou com auxílio de uma grelha de observação, com foco no desempenho do estudante. Os resultados apontam o uso de mapas mentais, com ênfase no vocabulário regional/local como elementos potencialmente significativos para a aprendizagem do vocabulário em inglês. As principais vantagens foram a capacidade de usar diferentes expressões e palavras em determinado contexto, a progressão e expansão vocabular, maior retenção de palavras, domínio e evolução gradativa do repertório lexical relacionado à temática.

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Como Citar
Marcela Teixeira Laborda Mendes , I., Maria Weirich da Silva Coelho, I., & de Faria e Cunha Monteiro , M. (2024). O vocabulário em língua inglesa como proposta de aprendizagem significativa no Ensino Fundamental: um estudo de caso. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-47
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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