O vocabulário em língua inglesa como proposta de aprendizagem significativa no Ensino Fundamental: um estudo de caso
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Resumo
Este estudo apresenta a avaliação de uma proposta de ensino de vocabulário em língua inglesa, para o Ensino Fundamental II, com foco na aprendizagem significativa. A pesquisa tem como aporte teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa e os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir da realização de três diagnósticos, pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio, cuja análise contou com auxílio de uma grelha de observação, com foco no desempenho do estudante. Os resultados apontam o uso de mapas mentais, com ênfase no vocabulário regional/local como elementos potencialmente significativos para a aprendizagem do vocabulário em inglês. As principais vantagens foram a capacidade de usar diferentes expressões e palavras em determinado contexto, a progressão e expansão vocabular, maior retenção de palavras, domínio e evolução gradativa do repertório lexical relacionado à temática.
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