O suicídio como efeito dos aprendizados moralizantes: uma conversa com Durkheim, Foucault e estudantes LGBTI+
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivamos, neste texto, tecer provocações a respeito de relações possíveis de serem estabelecidas entre os aprendizados em gênero e sexualidade oriundos das experiências escolares e o suicídio de jovens LGBTI+. Para tal, traçamos um diálogo algo estranho, mas possível, a partir das perspectivas pós-estruturalistas e queer. Essa estranheza reside em colocar, na mesma conversa, Émile Durkheim, Michel Foucault, os escritos queer e narrativas sobre as experiências escolares na Educação Básica de jovens universitários LGBTI+. Por fim, problematizamos se não poderíamos compreender o suicídio da juventude LGBTI+, contrariamente às teorizações durkheimianas em que a moral ordenada é elemento central da educação – resultado dos violentos modos de subjetivação orquestrados pela educação escolar aos moldes moralizantes e heteronormativos.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Como Citar
Referências
ANTÓNIO, R. et al. Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal. Psicologia, Lisboa, v. 26, n. 1, p. 17-32, 2012. DOI: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v26i1.260.
BENTO, B. A. M. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, 2011, v. 2, n. 19, 549-559. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 13 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
BRAGA, K. D. S.; CAETANO, M. R. V.; RIBEIRO, A. I. M. Lesbianidades e educação: interrogando a produção acadêmica. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 127-145, 2018. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p127-145.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: Acesso em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. 05 de dez. 2024.
CÉSAR, M. R. A. A diferença no currículo ou intervenções para uma pedagogia queer. Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 351-362, jan./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1257.
CÉSAR, M. R. A. Gênero, sexualidade e educação: notas para uma “Epistemologia”. Educar em Revista, Paraná, v. 35, 2009, p. 37-51. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000300004.
DUARTE, F. E. B. As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida. 2015. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8380. Acesso em: 28 de fev. de 2023.
DURKHEIM, É. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1962.
DURKHEIM, É. O Suicídio: Estudo de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
EVANGELISTA, M. B. A transcriação em história oral e a insuficiência da entrevista. Oralidades, São Paulo, ano 4, n. 7, 2010, p. 169-182. Disponível em: https://diversitas.fflch.usp.br/sites/diversitas.fflch.usp.br/files/2019-09/Oralidades%207.pdf. Acesso em: 30 de mar. de 2022.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Por uma Escuta da Arte: ensaio sobre poéticas possíveis na pesquisa. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 11, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660100045.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I - A Vontade de Saber. Edições Graal Ltda: Rio de Janeiro, 1999a.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1999b.
LOPES, F. H. Reflexões históricas sobre os suicídios: saberes, biopolítica e
subjetivação. ArtCultura, Uberlândia, v. 14, e. 24, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22130. Acesso em: 30 de abr. de 2023.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2000.
MISKOLCI, R. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, jan./jun. 2009, p. 150-182. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222009000100008.
PRATA, M. R. S. A produção da subjetividade e as relações de poder na escola: uma reflexão sobre a sociedade disciplinar na configuração social da atualidade. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p.108-115, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100009.
PICCHETTI, Y. P.; SEFFNER, F. Em gênero e sexualidade aprende-se pela repetição com diferença: cenas escolares. Linhas Críticas, Brasília, v. 23, n. 52, p. 717-739, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010004.
SINGER, H. República de crianças: Sobre experiências escolares de resistência. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 1997.
SEFFNER, F. Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade: o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir. Retratos da escola, Brasília, v. 14, n. 28, jan./abr., p. 75-90, 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1095.
TEIXEIRA-FILHO, F. S.; MARRETO, C. A. R. Apontamentos sobre o atentar contra a própria vida, homofobia e adolescências. Revista de Psicologia da UNESP, Assis/São Paulo, v. 7, n. 1, 2008, p. 133-151. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-53131. Acesso em: 30 de abr. de 2023.
TEIXEIRA-FILHO, F. S.; RONDINI, C. A. Ideações e tentativas de suicídio em adolescentes com práticas sexuais hetero e homoeróticas. Saúde Soc., São Paulo, v. 21, n. 3, p. 651-667, set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000300011.
TEIXEIRA-FILHO, F. S.; RONDINI, C. A.; BESSA, J. C. Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 4, p. 725-741, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400004.
WORDL HEALTH ORGANIZATION. Suicide in the world: global health estimates. 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/326948/WHO-MSD-MER-19.3-eng.pdf. Acesso em: 13 de set. de 2023.
YORK, S. W. TIA, VOCÊ É HOMEM? Trans da/na educação: Des(a)fiando e ocupando os "cistemas" de Pós-Graduação. 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16716. Acesso em: 10 de abr. de 2022.