O suicídio como efeito dos aprendizados moralizantes: uma conversa com Durkheim, Foucault e estudantes LGBTI+

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Breno Rafael da Costa
Vagner Matias do Prado
Welson Barbosa Santos

Resumo

Objetivamos, neste texto, tecer provocações a respeito de relações possíveis de serem estabelecidas entre os aprendizados em gênero e sexualidade oriundos das experiências escolares e o suicídio de jovens LGBTI+. Para tal, traçamos um diálogo algo estranho, mas possível, a partir das perspectivas pós-estruturalistas e queer. Essa estranheza reside em colocar, na mesma conversa, Émile Durkheim, Michel Foucault, os escritos queer e narrativas sobre as experiências escolares na Educação Básica de jovens universitários LGBTI+. Por fim, problematizamos se não poderíamos compreender o suicídio da juventude LGBTI+, contrariamente às teorizações durkheimianas em que a moral ordenada é elemento central da educação – resultado dos violentos modos de subjetivação orquestrados pela educação escolar aos moldes moralizantes e heteronormativos.

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Como Citar

Costa, B. R. da ., Prado, V. M. do, & Santos, W. B. (2025). O suicídio como efeito dos aprendizados moralizantes: uma conversa com Durkheim, Foucault e estudantes LGBTI+. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-24. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-41

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