Aprendizagem matemática: explorando o conceito de função por meio de jogo Pega Varetas

Conteúdo do artigo principal

Caroline dos Santos
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Ricardo Fajardo

Resumo

O presente artigo, que analisa uma situação de ensino desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo investigar indicativos da formação do pensamento algébrico por estudantes no estudo do conceito de função, com o uso do jogo Pega Varetas. A abordagem teórica e metodológica adotada baseia-se na perspectiva histórico-cultural. A situação de ensino proposta visava promover a apropriação do conceito de função a partir dos nexos conceituais de variável, campo de variação e dependência. Foi desenvolvida com estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de uma escola municipal de Ijuí-RS. As ações foram organizadas na perspectiva de um experimento didático, contemplando como instrumento para apreensão do material empírico registros produzidos em portfólios.  Como resultados, evidencia-se a formação do pensamento algébrico em consonância com o desenvolvimento da linguagem algébrica e os sentidos atribuídos pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, C. dos, Lopes, A. R. L. V., & Fajardo, R. (2024). Aprendizagem matemática: explorando o conceito de função por meio de jogo Pega Varetas. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-42
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

CARAÇA, B.de J. Conceitos fundamentais da matemática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1951.

CEDRO, W. L. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de Matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. (Coleção Perspectivas do homem)

LANNER de MOURA, A. R.; SOUSA, M. do C. de. Dando movimento ao pensamento algébrico. Zetetiké, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 63–76, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646891. Acesso em: 16 jul. 2024.

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema. São Paulo, v. 11, n. 12, p. 29-43, 1997. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10647/7034. Acesso em: 16 jul. 2024.

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. 2. ed. São Paulo, SP: Cengage, 2018. p. 145-165.

MOURA, M. O. de et al. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Líber, 2010.

MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. de F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. de (org.). Educação Escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-99.

PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D.; SOUZA, F. D. de. Relações entre movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, M. O. de (org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 125-152.

SOUSA, M. do C. de. O ensino de álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. 2004. 285 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2004.

SOUSA, M. do C. de; PANOSSIAN, M. L.; CEDRO, W. L. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. In: COLE, Michael et al. (org.). Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.