Identidade docente e posicionamentos de estudantes de Ciências Biológicas: experiências de iniciação científica

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Patrício Câmara Araújo
Hilnária Castro Sousa

Resumo

No presente estudo analisamos o processo de constituição identitária docente de estudantes de Ciências Biológicas a partir das narrativas das suas experiências de iniciação científica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva do dialogismo bakhtiniano e da teoria do posicionamento. Participaram do estudo quatro estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Barreirinhas. As informações foram construídas a partir de duas entrevistas narrativas individuais com cada um dos participantes. Utilizamos a análise temática dialógica com a identificação dos temas e dos significados nas narrativas. Os dados foram organizados em um quadro e em um mapa semiótico, os quais foram elaborados a partir das dinâmicas dos posicionamentos apresentados. Os resultados deste estudo sugerem que a experiência de iniciação científica aliada à atuação no estágio docente implica de forma significativa o processo de constituição identitária docente de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas.

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Como Citar
Araújo, P. C., & Sousa, H. C. (2024). Identidade docente e posicionamentos de estudantes de Ciências Biológicas: experiências de iniciação científica. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–24. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-41
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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