Binarismo e heteronormatividade na demarcação de padrões e estigmas: uma revisão integrativa

Conteúdo do artigo principal

Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior
Maria Filomena Rodrigues Teixeira
Ana Alexandra Valente Rodrigues

Resumo

As sociedades têm sido historicamente estruturadas por padrões que moldam os modos de subjetivação, resultando em marginalização daqueles que desafiam essas normas. No âmbito do gênero e da sexualidade, o binarismo e a heteronormatividade exercem influência sobre as práticas sociais, levando à estigmatização daqueles que não se encaixam nesses padrões preestabelecidos. Diante disso, surge a indagação: de que maneira o binarismo e a heteronormatividade impactam estruturalmente na manutenção ou transformação das práticas sociais relacionadas ao gênero e à sexualidade? Com o objetivo de investigar essa questão, realizou-se uma revisão da literatura centrada nos conceitos de binarismo e heteronormatividade, visando compreender como os estereótipos de gênero e sexualidade influenciam pensamentos, discursos e comportamentos. Por meio de uma abordagem integrativa e exploratória, utilizando análise de conteúdo, foi possível elucidar a relevância do binarismo e da heteronormatividade na definição de padrões sociodemográficos em diversos contextos, indicando uma tendência à ressignificação das relações de gênero e sexualidade. Destaca-se, ainda, a importância da Educação na promoção dessas transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Junior , M. V. de P. P., Teixeira , M. F. R., & Rodrigues , A. A. V. (2024). Binarismo e heteronormatividade na demarcação de padrões e estigmas: uma revisão integrativa. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-34
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

Referências

ABREU, P. D.; ARAÚJO, E. C.; VASCONCELOS, E. M.; MOURA, J. W.; SOUSA, J. C.; SANTOS, C. B. "Mulheridade" transexual e a emergência pelo transfeminismo: Retórica do HIV/AIDS à luz da teoria queer. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 28, p. 1-13, jul., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0294. Acesso em: 10 mai. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Coimbra: Edições 70, 2017.

BENTO, B. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.

BUTLER, J. Problemas de gênero, feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CALLAHAN, S.; NICHOLAS, L. Dragon wings and butterfly wings: implicit gender binarism in early childhood. Gender and Education, London, v. 31, n. 6, p. 705-723, dez., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09540253.2018.1552361. Acesso em: 07 mai. 2023.

CARVALHO, M. L.; TEIXEIRA, F. Orientação sexual e homofobia na série televisiva Glee. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. 1, p. 173-191., jan/abr., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-8. Acesso em: 11 mai. 2023.

COOPER, H. Integrating research: A guide for literature reviews. California: Sage, 1989.

COSTA, B. P. As geografias das lutas por reconhecimentos sociais: a fenomenologia e o problema da constituição da identidade homossexual no espaço interdito e nas microterritorialidades. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 48, p. 104-136, jul./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58736. Acesso em: 10 mai. 2023.

DEVÍS-DEVÍS, J.; PEREIRA-GARCÍA, S.; FUENTES-MIGUEL, J.; LÓEZ-CAÑADA, E.; PÉREZ-SAMANIEGO, V. Opening up to trans persons in Physical Education-Sport Tertiary Education: two case studies of recognition in queer pedagogy. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 23, n. 2, p. 623-635, jun., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408989.2018.1485142. Acesso em: 07 abr. 2023.

DUARTE, M. J.; OLIVEIRA, D. F. LGBTQI+, vidas precárias e necropolítica em tempos da Covid-19: a interseccionalidade e a teoria queer em cena. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, v. 48, n. 19, p. 153-168, jul./dez., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rep.2021.60303. Acesso em: 18 mai. 2023.

FERNANDES, L. A. Corpos que falam – Biopolítica e saúde LGBTQI. Fórum Linguístico, Santa Catarina, v. 16, n. 3, p. 3983-3993, out., 2019.

Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n3p3983. Acesso em: 10 jun. 2023.

FERRARI, F.; MANCINI, T. Gender Binary Thêmata in Social Representations of Sexual Minorities: A Ten-Year Scoping Review. Sexuality & Culture, Louisiana, v. 24, p. 2202-2229, mar., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12119-020-09716-6. Acesso em: 05 abr. 2023.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

LEONARDO-LOAYZA, R. "El amor nunca es incorrecto". El cuento infantil LGTBQ em Perú: los casos de Verónica Ferrari y Lakita (Blanca Canessa). Literatura: teoria, história, crítica, Bogotá, v. 23, n. 2, p. 109-140, jul., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/lthc.v23n2.92601. Acesso em: 19 abr. 2023.

LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARX, D. S.; SOUZA, M.; MIGUEL, R. B.; FRANCISCO, R. A. Discursos de gênero em Meu nome é Ray: desconstruindo identidades, binarismos e hierarquias. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 3, p. 1-13, nov., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n371181. Acesso em: 12 mai. 2023.

MISKOLCI, R. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 21, p. 150-182, jan./jun. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222009000100008. Acesso em: 06 mar. 2023.

NGABAZA S.; SHEFER, T. Sexuality education in South African schools: deconstructing the dominant response to young people’s sexualities in contemporary schooling contexts. Sex Education, London, v. 19, n. 4, p. 422-435, abr., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14681811.2019.1602033. Acesso em: 20 abr. 2023.

OLIVEIRA, R. M.; DINIZ, D. Materiais Didáticos Escolares e Injustiça Epistêmica: sobre o marco heteronormativo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 241-256, mar., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/PnX3KXWJR3HJCvYsf4FwK5c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 mai. 2023.

PAULINO, D. B.; MACHIN, R.; PASTOR-VALERO, M.. “Pra mim, foi assim: homossexual, travesti e, hoje em dia, trans”: performatividade trans, família e cuidado em saúde. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 1-11, jan., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902020190732. Acesso em: 28 mai. 2023.

PRECIADO, B.. Multidões queer: notas para uma política dos ‘anormais’. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 11-20, mai., 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100002. Acesso em: 12 mar. 2023.

POMBO, M. F. Desconstruindo e subvertendo o binarismo sexual e de gênero. Periódicus – Revista de Estudos Interdisciplinares em gêneros e sexualidades, Salvador v. 7, n. 1, p. 388-404, mai./out., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/download/21786/1431. Acesso em: 09 mar. 2023.

RIOS, P. P.; DIAS, A. F. “Nossa história de vida é construída a partir do nosso corpo”: a produção do corpo viado na docência. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1265-1283, jul./set., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13574. Acesso em: 10 mai. 2023.

ROCON, P. C.; RODRIGUES, A.; ZAMBONI, J.; PEDRINI, M. D. Dificuldades vividas por pessoas trans no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 2517-2525, ago., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413.